Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que as nuvens de chuva são escuras?

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Alessandra Fernandes de Azevedo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler e compreender o texto.
• Interpretar o texto.
• Reconhecer o sentido de palavras presentes no texto.
• Produzir um pequeno texto.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Habilidades básicas de leitura.

Estratégias e recursos da aula

Cópia dos textos “Por que as nuvens de chuva são escuras?” (Disponível no site: 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2008/197/por-que-as-nuvens-de-chuva-sao-escuras/?searchterm=None  - Acesso em 15 de outubro de 2009) e “Por que as estrelas parecem piscar no céu?” (Disponível no site: 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/199/por-que-as-estrelas-parecem-piscar-no-ceu – Acesso em 15 de outubro de 2009)

1ª AULA:

Professor, inicie a aula levantando hipóteses com os alunos sobre a pergunta que serve de título para o texto: Por que as nuvens de chuva são escuras? Anote-as no quadro para que elas possam ser retomadas em outro momento da aula.
Entregue o texto aos alunos e peça a leitura silenciosa. Em seguida, faça uma leitura coletiva. Converse com os alunos sobre a imagem presente: qual a relação dela, a imagem, com o texto? Pergunte se há alguma palavra desconhecida e auxilie o aluno na interpretação da mesma, primeiro a partir do contexto; caso não seja suficiente, peça o aluno que consulte o dicionário. Retome as anotações feitas anteriormente no quadro, e veja qual hipótese se aproximou do texto.

Texto:


Por que as nuvens de chuva são escuras?
Com medidas quilométricas, elas são espessas demais para deixar a luz solar passar

Há nuvens que são brancas como algodão. Ao avistá-las no céu, ninguém se preocupa em pegar o guarda-chuva. Já as nuvens que nos avisam que devemos sair prevenidos são escuras. Mas por que será que elas têm essa característica?

As nuvens de tempestade são escuras simplesmente porque a luz solar não consegue atravessá-las. Chamadas de cúmulo-nimbo, elas atingem até 15 quilômetros de altura, têm, formando a sua parte inferior, um círculo com dez a 20 quilômetros de diâmetro e ficam a mais ou menos mil metros do chão.

A luz solar, quando bate em nuvens desse tipo, acaba sendo refletida, em grande parte, de volta para o espaço. Quem promove essa reflexão da luz são as pedrinhas de gelo e as gotas de água que formam as nuvens cúmulo-nimbo. É verdade que uma parte da luz até passa para as camadas mais internas dessas nuvens. Só que, como a nuvem é muito espessa, a luz vai se extinguindo, se extinguindo e... Fica escuro na base delas, ou seja, na sua parte inferior, que é o que avistamos da superfície da Terra.

As nuvens brancas são mais finas do que as nuvens de tempestade. Por isso é que elas não são escuras. Sabemos que a luz se espalha por todas as direções na medida em que penetra na nuvem, que também é formada por gotas d’água e por gelo. Só que, como as nuvens brancas não são tão espessas, menos luz é perdida no caminho, sobrando mais para emergir na base da nuvem. Por isso as vemos clarinhas.

Maria Assunção da Silva Dias
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

2ª AULA:

Após o levantamento de hipóteses, a leitura silenciosa e coletiva do texto, entregue aos alunos atividades para serem realizadas em sala. Abaixo, seguem algumas sugestões de atividades. Em seguida, faça a correção solicitando a participação da turma.

(Professor, sugiro que a partir das respostas dadas pelos alunos, você construa no quadro com a participação deles sugestões de resposta.)

Atividades:

1) Como são caracterizadas as nuvens, de acordo com o texto, que nos avisam q uando vai chover?
2) Qual a explicação dada pelo texto para as nuvens de tempestade serem escuras?
3) Sobre as nuvens de tempestade, responda:
a) como são chamadas?
b) como elas sã o descritas no texto ?
4) O que aconte ce com a luz solar quando vai de encontro às nuvens de tempestade?
5) No trecho: “Só que, como a nuvem é muito espessa, a luz vai se extinguindo, se extinguindo e...”:
a) qual o sentido de “muito espessa” e “ se extinguindo”?
b) por que a palavra “extinguindo” se repete?
6) De acordo com o texto, por que nós vemos as nuvens brancas bem clarinhas?
7) Em “Há nuvens que são brancas como algodão.”: o elemento destacado está realizando uma: ( ) oposição ( ) adição ( ) comparação

Texto:

Por que as estrelas parecem piscar no céu? O pisca-pisca acontece porque a luz desses astros pre cisa atravessar a atmosfera da Terra

(Ilustração: Jaca)

Olhe para o céu. Se você já fez este gesto em uma noite sem nuvens e com muitas estrelas deve ter ficado encantado. Que brilho têm as estrelas na imensidão do espaço, não é mesmo? Porém, esses astros não apresentam, para os olhos humanos, um brilho fixo. Elas parecem tremer ou piscar. Será?

Na verdade, o pisca-pisca das estrelas é fruto de um fenômeno chamado pelos cientistas de cintilação, que acontece por causa do deslocamento da luz desses astros em direção à Terra. Esse efeito se dá porque a luz dos astros precisa atravessar a atmosfera do planeta, onde há gases que formam camadas que estão em diferentes temperaturas e em movimento constante. Portanto, para iluminar o céu terrestre, a luz das estrelas precisa passar por uma espessa e agitada camada de gases, causando o efeito de tremor das estrelas a que assistimos, algumas vezes, no céu.

A intensidade da cintilação pode ser maior ou menor, dependendo do caminho que a luz das estrelas precisa percorrer até atravessar toda a atmosfera da Terra. Ou seja: quanto mais movimentos apresentarem as camadas que compõem a atmosfera e mais longo for o caminho percorrido pela luz das estrelas para atravessá-la, mais a cintilação será percebida.

Faça um teste observando uma estrela que acaba de aparecer no horizonte e outra localizada logo acima da sua cabeça. A primeira parece piscar bem mais porque, no horizonte, os raios de luz precisam atravessar uma camada de ar muito maior do que no Zênite – o nome que se dá à posição vertical dos astros, localizados bem no meio do céu. Interessante, não?
Rute Helena Trevisan
Departamento de Física
Universidade Estadual de Londrina

Recursos Complementares

Recursos da aula:
Cópia dos textos “Por que as nuvens de chuva são escuras?” (Disponível no site: 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2008/197/por-que-as-nuvens-de-chuva-sao-escuras/?searchterm=None  - Acesso em 15 de outubro de 2009) e “Por que as estrelas parecem piscar no céu?” (Disponível no site: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/199/por-que-as-estrelas-parecem-piscar-no-ceu– Acesso em 15 de outubro de 2009)

Avaliação

Avaliação:

Professor, peça aos alunos que produzam um texto respondendo à seguinte pergunta: Por que as estrelas parecem piscar no céu?

Na aula destinada à correção das atividades, peça aos alunos que leiam os textos produzidos como resposta à pergunta acima e, em seguida, entregue a eles o texto: Por que as estrelas parecem piscar no céu? (Disponível no site: 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/199/por-que-as-estrelas-parecem-piscar-no-ceu   - acesso em 18 de outubro de 2009)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.