21/10/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
• Transformar o texto narrativo em imagens;
• manter o efeito de sentido do texto escrito depois de transformado em imagens.
É preciso que os alunos saibam o que são “tirinhas”, tenham tido contato com elas, já que terão de produzir uma.
• atividade em duplas;
• elaboração (criação) de desenhos;
• uso do retroprojetor.
Para começar a aula, o professor deverá apresentar o seguinte texto dialogado:
Pai: Olhe para isso! O que você estava fazendo?
Calvin: Nada, papai! Eu estava procurando fio dental quando Boom! A torneira saiu voando sem razão! Ela.. Ela.. hum..
Calvin: Na verdade, o Haroldo estava brincando com suas ferramentas.. eu tentei impedir.. mas ele não me ouviu, e aí ele.. ele..
Pai: Última chance.
Calvin: Aliens, pai! Monstros de plutão com olhos esbugalhados! Foram eles e me fizeram jurar não contar!
Na sequência, o professor explicará aos alunos que no texto acima estão as falas das personagens de uma tirinha. Depois, solicitará aos alunos que se sentem em duplas e discutam algumas questões relacionadas ao texto. Sugerimos as seguintes perguntas:
• Na primeira fala do pai, a que se refere o pronome “isso”?
• Pela resposta do Calvin à pergunta do pai, o que acha que pode ter acontecido?
• Em sua opinião, por que o pai parece não acreditar no filho, já que ele diz “Última chance”?
• O que falta no texto para que ele fique mais “claro”?
Depois da discussão em duplas, o professor coordenará o “bate-papo” com toda a turma; os alunos responderão oralmente às questões que discutiram anteriormente. Em seguida, o professor entregará cópias ou mostrará no retroprojetor, a tirinha:
Disponível em http://uninuni.com/tirinhas/
Acesso em 12/10/09
Importante: O professor deverá destacar a relação das imagens com o texto: como está a casa, os gestos do pai, quem é o Haroldo.
Em seguida, o professor entregará aos alunos (ainda em duplas) cópias de piadas para que eles leiam. É importante que o professor selecione muitas piadas diferentes para que, ao final, sejam produzidas tirinhas diferentes.
SUGESTÕES DE PIADAS
O papagaio especial
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
- Queria um Papagaio que fosse especial.
- Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala francês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O Papagaio respondeu:
- Aí eu caio!
Conversa de formigas
Uma formiga conversando com outra:
-Qual é o seu nome?
-Fu.
-Fu o que?
-Fu miga. E você?
-Ota.
-Ota o quê?
-Ota fu miga...
Aluno preguiçoso
Todo dia era aquela briga para Paulinho estudar.
-Vai fazer a lição, menino.
E ele nada de obedecer. No dia da prova, uma surpresa para a mãe:
-Filhinho, há quanto tempo você está estudando?
-Desde que vi a senhora subindo a escada.
Sorvete de azeitona
O garoto chega na sorveteria e pergunta:
- Tem sorvete de azeitona ?
Aí o atendente responde:
- Não
Dia seguinte:
- Tem sorvete de azeitona ?
- Não.
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona ?
- Não
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona ?
- Tem !!!
- Eca !!
Cabelo e inteligência
-Mãe, por que o papai é careca?
-É que seu pai é muito inteligente! Ele precisa pensar bastante!
-E por que a senhora tem tanto cabelo?
-Cala a boca e continua comendo seu jantar!
Mais sugestões de piadas direcionadas ao público juvenil em:
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/08/piadas-infantis.html
Acesso em 12/10/09
Após a leitura das piadas, o professor avisará aos alunos que eles as transformarão em uma tirinha. Nesse momento, é importante que a dupla escolha uma das piadas, converse e determine como fará o trabalho.
Aula 2
ATIVIDADE
O professor solicitará aos alunos que novamente se reúnam em duplas de acordo com a última aula e releiam a piada. É importante destacar que parte da piada será transformada em imagens, por isso, devem-se atentar aos detalhes do texto. O professor entregará uma folha A3 para cada dupla, que fará a tirinha.
As atividades poderão ser expostas em um mural na sala de aula.
Como atividade complementar, o professor poderá solicitar aos alunos que, a partir das tirinhas, escreva um texto narrando-as.
Sugestões de tirinhas que poderão ser usadas nessa atividade estão disponíveis no site:
A avaliação da aula consiste em observar a participação dos alunos nas atividades em duplas. Em relação às tirinhas, é importante observar se os alunos conseguiram transpor todo o sentido do texto escrito em imagens e falas.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante a sua aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasOi, Que ideia criativa. Gostei muito e com certeza...irei aplica-la... Abraços.