Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transformando piadas em tirinhas: uma proposta de produção de texto.

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Transformar o texto narrativo em imagens;
• manter o efeito de sentido do texto escrito depois de transformado em imagens.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos saibam o que são “tirinhas”, tenham tido contato com elas, já que terão de produzir uma.

Estratégias e recursos da aula

• atividade em duplas;
• elaboração (criação) de desenhos;
• uso do retroprojetor.

Para começar a aula, o professor deverá apresentar o seguinte texto dialogado:

Pai: Olhe para isso! O que você estava fazendo?
Calvin: Nada, papai! Eu estava procurando fio dental quando Boom! A torneira saiu voando sem razão! Ela.. Ela.. hum..
Calvin: Na verdade, o Haroldo estava brincando com suas ferramentas.. eu tentei impedir.. mas ele não me ouviu, e aí ele.. ele..
Pai: Última chance.
Calvin: Aliens, pai! Monstros de plutão com olhos esbugalhados! Foram eles e me fizeram jurar não contar!

Na sequência, o professor explicará aos alunos que no texto acima estão as falas das personagens de uma tirinha. Depois, solicitará aos alunos que se sentem em duplas e discutam algumas questões relacionadas ao texto. Sugerimos as seguintes perguntas:

• Na primeira fala do pai, a que se refere o pronome “isso”?
• Pela resposta do Calvin à pergunta do pai, o que acha que pode ter acontecido?
• Em sua opinião, por que o pai parece não acreditar no filho, já que ele diz “Última chance”?
• O que falta no texto para que ele fique mais “claro”?

Depois da discussão em duplas, o professor coordenará o “bate-papo” com toda a turma; os alunos responderão oralmente às questões que discutiram anteriormente. Em seguida, o professor entregará cópias ou mostrará no retroprojetor, a tirinha:

Disponível em http://uninuni.com/tirinhas/

Acesso em 12/10/09

Importante: O professor deverá destacar a relação das imagens com o texto: como está a casa, os gestos do pai, quem é o Haroldo.

Em seguida, o professor entregará aos alunos (ainda em duplas) cópias de piadas para que eles leiam. É importante que o professor selecione muitas piadas diferentes para que, ao final, sejam produzidas tirinhas diferentes.

SUGESTÕES DE PIADAS


O papagaio especial


O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
- Queria um Papagaio que fosse especial.
- Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala francês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O Papagaio respondeu:
- Aí eu caio!

Conversa de formigas

Uma formiga conversando com outra:
-Qual é o seu nome?
-Fu.
-Fu o que?
-Fu miga. E você?
-Ota.
-Ota o quê?
-Ota fu miga...

Aluno preguiçoso

Todo dia era aquela briga para Paulinho estudar.
-Vai fazer a lição, menino.
E ele nada de obedecer. No dia da prova, uma surpresa para a mãe:
-Filhinho, há quanto tempo você está estudando?
-Desde que vi a senhora subindo a escada.

Sorvete de azeitona

O garoto chega na sorveteria e pergunta:
- Tem sorvete de azeitona ?
Aí o atendente responde:
- Não
Dia seguinte:
- Tem sorvete de azeitona ?
- Não.
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona ?
- Não
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona ?
- Tem !!!
- Eca !!

Cabelo e inteligência

-Mãe, por que o papai é careca?

-É que seu pai é muito inteligente! Ele precisa pensar bastante!
-E por que a senhora tem tanto cabelo?
-Cala a boca e continua comendo seu jantar!

Mais sugestões de piadas direcionadas ao público juvenil em:

http://boaspiadas.blogspot.com/2007/08/piadas-infantis.html

 Acesso em 12/10/09

Após a leitura das piadas, o professor avisará aos alunos que eles as transformarão em uma tirinha. Nesse momento, é importante que a dupla escolha uma das piadas, converse e determine como fará o trabalho.

Aula 2
ATIVIDADE


O professor solicitará aos alunos que novamente se reúnam em duplas de acordo com a última aula e releiam a piada. É importante destacar que parte da piada será transformada em imagens, por isso, devem-se atentar aos detalhes do texto. O professor entregará uma folha A3 para cada dupla, que fará a tirinha.
As atividades poderão ser expostas em um mural na sala de aula.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, o professor poderá solicitar aos alunos que, a partir das tirinhas, escreva um texto narrando-as.

Sugestões de tirinhas que poderão ser usadas nessa atividade estão disponíveis no site:

http://uninuni.com/tirinhas/

Avaliação

A avaliação da aula consiste em observar a participação dos alunos nas atividades em duplas. Em relação às tirinhas, é importante observar se os alunos conseguiram transpor todo o sentido do texto escrito em imagens e falas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.