Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual o nosso papel no processo desenvolvimento sustentável?

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento econômico e sua relação com meio ambiente, o papel individual e coletivo no processo de preservação dos recursos naturais.

Duração das atividades
150 minutos; 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá iniciar a aula apresentando para os alunos o recurso Professor e o desenvolvimento sustentável, disponível no portal do professor.

Prof meio ambiente p09 o desenvolvimento sustentável

Logo em seguida, sugerimos que o professor  apresente o vídeo (Fig. 1), de 2 minutos e 20 segundos e postado abaixo, feito por alunos do ensino médio e disponível no YouTube  "Desenvolvimento x Consumismo", que versa sobre desenvolvimento sustentável.

 

Link do Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=N5WCndQZ7A8

Acesso em: 20 Out. 2009

undefined

Figura 1 – Imagem do Vídeo

Atividade 1

A partir do que foi ouvido e visto durante a motivação, com os alunos em roda na sala de aula, o professor poderá criar um debate sobre a relação entre desenvolvimento e práticas pessoais, como consumo, reciclagem, economia de recursos naturais. Conforme os temas forem aparecendo no debate, o professor poderá anotá-los na lousa   para que, ao final desta atividade, os alunos possam escolher um destes, de forma a se aprofundar no tema em questão. 

Assim, após o debate sugira que os alunos componham grupos de quatro ou cinco pessoas e escolham um tema para se aprofundar.

Atividade 2

Com os grupos formados direcione os alunos para o laboratório de informática e oriente que cada grupo faça pesquisas sobre a relação entre o seu tema e o conceito de desenvolvimento sustentável. Por exemplo, se o grupo escolheu o tema reciclagem, eles deverão pesquisar a relação entre desenvolvimento sustentável e reciclagem.

As pesquisas podem seguir livremente pela rede (internet), com a ajuda de um portal de pesquisa (Figs. 2 e 3), porém sugerimos alguns portais, abaixo, que o professor poderá disponibilizar para os alunos.

Site 1:

http://www.fbds.org.br/ 

Acesso em: 20 Out. 2009.

undefined

Figura 2 – Portal da Fundação Brasileira do desenvolvimento.

Site 2:

http://www.ider.org.br/

Acesso em: 20 Out. 2009.

undefined

Figura 3 – Portal do Instituto de Desenvolvimento sustentável e energias renováveis.

Após a finalização das pesquisas, sugira que os alunos discutam entre si acerca das informações obtidas nestas.

É importante que o professor promova, neste momento, uma discussão sobre o tema "desenvolvimento sustentável", de forma que todos os grupos possam falar sobre suas pesquisas - o que aprenderam, o que concordam ou não, suas opiniões e ou dúvidas acerca do assunto etc., de forma que, além de socializar as informações, as dúvidas possam ser esclarecidas.

Em seguida, o professor deverá sugerir aos alunos que eles apresentem o conteúdo de suas pesquisas, discussões e reflexões sobre a temática em questão,  através da elaboração de um vídeo. É importante que o professor acompanhe e supervisione o momento da estruturação deste vídeo, auxiliando os alunos sempre que necessário.

Este vídeo deverá ser apresentado pelo grupo para a turma e também poderá ser postado  pelo professor, ou pelos próprios alunos, no Youtube (Fig. 4).

Observação: Na dificuldade da elaboração de um vídeo, os alunos poderão apresentar a conclusão resultante do conteúdo de suas pesquisas, discussões e reflexões, através de um "jornal televisivo", por exemplo. Eles poderão escolher dois alunos para serem os apresentadores das notícias e os demais serão os repórteres que apresentarão as matérias (as reportagens). Eles poderão ainda, apresentar suas conclusões através da confecção de cartazes informativos.

Figura 4 - Imagem do Site do YouTube

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O desenvolvimento sustentável Áudio
Recursos Complementares

Avaliação

O professor poderá concentrar sua avaliação no processo de produção do vídeo, considerando especialmente, a evolução do grupo em relação as informações pesquisadas e debatidas anteriormente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.