23/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento econômico e sua relação com meio ambiente, o papel individual e coletivo no processo de preservação dos recursos naturais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
O professor deverá iniciar a aula apresentando para os alunos o recurso Professor e o desenvolvimento sustentável, disponível no portal do professor.
Prof meio ambiente p09 o desenvolvimento sustentável
Logo em seguida, sugerimos que o professor apresente o vídeo (Fig. 1), de 2 minutos e 20 segundos e postado abaixo, feito por alunos do ensino médio e disponível no YouTube "Desenvolvimento x Consumismo", que versa sobre desenvolvimento sustentável.
Link do Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=N5WCndQZ7A8
Figura 1 – Imagem do Vídeo
A partir do que foi ouvido e visto durante a motivação, com os alunos em roda na sala de aula, o professor poderá criar um debate sobre a relação entre desenvolvimento e práticas pessoais, como consumo, reciclagem, economia de recursos naturais. Conforme os temas forem aparecendo no debate, o professor poderá anotá-los na lousa para que, ao final desta atividade, os alunos possam escolher um destes, de forma a se aprofundar no tema em questão.
Assim, após o debate sugira que os alunos componham grupos de quatro ou cinco pessoas e escolham um tema para se aprofundar.
Com os grupos formados direcione os alunos para o laboratório de informática e oriente que cada grupo faça pesquisas sobre a relação entre o seu tema e o conceito de desenvolvimento sustentável. Por exemplo, se o grupo escolheu o tema reciclagem, eles deverão pesquisar a relação entre desenvolvimento sustentável e reciclagem.
As pesquisas podem seguir livremente pela rede (internet), com a ajuda de um portal de pesquisa (Figs. 2 e 3), porém sugerimos alguns portais, abaixo, que o professor poderá disponibilizar para os alunos.
Site 1:
Acesso em: 20 Out. 2009.
Figura 2 – Portal da Fundação Brasileira do desenvolvimento.
Site 2:
Acesso em: 20 Out. 2009.
Figura 3 – Portal do Instituto de Desenvolvimento sustentável e energias renováveis.
Após a finalização das pesquisas, sugira que os alunos discutam entre si acerca das informações obtidas nestas.
É importante que o professor promova, neste momento, uma discussão sobre o tema "desenvolvimento sustentável", de forma que todos os grupos possam falar sobre suas pesquisas - o que aprenderam, o que concordam ou não, suas opiniões e ou dúvidas acerca do assunto etc., de forma que, além de socializar as informações, as dúvidas possam ser esclarecidas.
Em seguida, o professor deverá sugerir aos alunos que eles apresentem o conteúdo de suas pesquisas, discussões e reflexões sobre a temática em questão, através da elaboração de um vídeo. É importante que o professor acompanhe e supervisione o momento da estruturação deste vídeo, auxiliando os alunos sempre que necessário.
Este vídeo deverá ser apresentado pelo grupo para a turma e também poderá ser postado pelo professor, ou pelos próprios alunos, no Youtube (Fig. 4).
Observação: Na dificuldade da elaboração de um vídeo, os alunos poderão apresentar a conclusão resultante do conteúdo de suas pesquisas, discussões e reflexões, através de um "jornal televisivo", por exemplo. Eles poderão escolher dois alunos para serem os apresentadores das notícias e os demais serão os repórteres que apresentarão as matérias (as reportagens). Eles poderão ainda, apresentar suas conclusões através da confecção de cartazes informativos.
Figura 4 - Imagem do Site do YouTube
Nome | Tipo |
---|---|
O desenvolvimento sustentável | Áudio |
O professor poderá concentrar sua avaliação no processo de produção do vídeo, considerando especialmente, a evolução do grupo em relação as informações pesquisadas e debatidas anteriormente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!