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Plástico: Mocinho ou vilão? É possível viver sem ele?

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Margarida Naves
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender como o plástico afeta a vida das pessoas na sociedade atual.
• Entender o impacto ambiental causado ao Planeta em decorrência da utilização do plástico.
• Discutir ações e atitudes de respeito que visem à preservação do ambiente dando uma destinação adequada e consciente aos resíduos plásticos.

Duração das atividades
2 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

• Gráfico demonstrando o tempo de durabilidade de produtos descartados no ambiente.
• Texto "O plástico em nossas vidas".
• "GLOBO REPORTER - RECICLAGEM NO BRASIL”, (10:49 seg.), Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg,

Atividade 1

O professor poderá iniciar a aula dizendo que hoje irão estudar um produto que está presente na vida das pessoas, em níveis variáveis, no Brasil e no mundo. Esse produto tem sido alvo de muita discussão e mobilização (algumas contra e outras a favor) de ambientalistas e da sociedade global.

Vocês sabem qual é o produto?

Então vamos fazer uma pequena investigação para tentar descobrir quem é esse produto tão polêmico?

Para isto vocês devem formar grupos de 4 ou 5 alunos, escolher um relator que fará anotações das discussões e observações realizadas pelo grupo e apresentar os resultados para a sala.

O professor deve orientar o grupo para fazer uma lista, de pelo menos 10 objetos diferentes, encontrados na sala ou nos pertences dos próprios alunos, registrando no caderno o nome do objeto e material (ais) usado (s) na sua produção.

Perguntar se eles sabem quanto tempo os materiais permanecem no ambiente sem se decompor depois de descartados?

Pedir para aos alunos para registrar o tempo de duração dos materiais presentes na constituição dos objetos relacionados por eles, de modo a construir uma tabela ou gráfico, tendo como base os dados de referência descritos no gráfico entregue pelo professor.

Modelo de tabela a ser contruida pelo grupo

Depois de listados e registrados na tabela todos os objetos relacionando os respectivos tempos de duração, o relator de cada grupo deverá apresentar o resultado da investigação realizada, abordando os seguintes aspectos:

  •  Entre os objetos listados, qual foi o material mais freqüente na sua constituição?
  •  Este material pode causar algum dano ao ambiente?
  • O que foi possível o grupo concluir quanto à durabilidade desses materiais no ambiente depois de descartados? 

Figura com dados de referência para o aluno consultar.

Atividade 2

O professor entrega o texto “O plástico em nossas vidas” e solicita que os alunos façam a sua leitura.

O plástico em nossas vidas

Os plásticos, ou polímeros, tem sua origem a partir das resinas derivadas do petróleo e pode ser moldado de várias formas, por estas propriedades, são utilizados desde a fabricação de brinquedos até os mais modernos aviões. Apesar de sua leveza e facilidade para serem moldados em qualquer formato, os plásticos resultam em peças rígidas e muito duráveis, e ainda, pelo fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra.
A capacidade de dobrar em vez de simplesmente se partir é uma das características que explicam a disseminação dos plásticos em todos os setores da vida moderna. Observando o ambiente, nota-se que grande parte dos utensílios - dos óculos à sola de sapato, do móvel de cozinha ao painel do automóvel, até as terríveis sacolas de compras e sacos de lixo - é feito deste material.
O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio, todo produto é embalado em sacos plástico não importa o tamanho do produto que se tenha à mão. O pior é que isso já foi incorporado a nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produ to comprado fosse mesm o um saco plástico.
São Paulo, a m aior metrópole do p aís, que po ssui uma das l egislações ambientais mais avançadas do planeta, ainda não acordou para o problema do descarte de embalagens em geral, e dos sacos plásticos em particular, o lixão da cidade recebe 250 toneladas por dia com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza.
Essa realidade que tanto preocupa os ambientalistas justificou mudanças importantes na legislação - e na cultura - de vários países europeus. Na Alemanha, por exemplo, a plasticomania deu lugar à sacolamania. Quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as próprias compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos.
Mas será que a punir é solução para os problemas ambientais? Não seria mais apropriado que o homem buscasse uma nova forma de desenvolvimento que atendesse as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras? Visualizar esse conceito na prática implica mudança de comportamento pessoal e social.

O professor discute o texto com os alunos ressaltando as características que tornaram o plástico um produto tão polêmico: a durabilidade e maleabilidade permitiram sua utilização nos mais diversos ramos do sistema produtivo. Todavia, a durabilidade fez do plástico, depois de descartado, um grande vilão do ambiente. Questionar como a sociedade pode contribuir para minimizar o impacto ambiental causado pela utilização de produtos plásticos.

Em seguida pedir aos alunos para responder as seguintes questões:
• Que propriedades o plástico apresenta que justificam o sucesso desse material e a sua disseminação em nossa sociedade?
• Por que nos últimos tempos o plástico tem sido considerado como um grande vilão que ameaça os ecossistemas da Terra?
• Como os produtos plásticos afetam a “saúde” dos seres vivos e do próprio Planeta?
• Será que é possível a sociedade moderna viver sem esse produto?

Texto extraído e adaptado dos sites: http://www.ecolnews.com.br/sacos_plasticos.htm  e

http://www.interfacehs.sp.senac.br/images/artigos/10_pdf.pdf> Acesso em: 14/10/2009

Atividade 3

Levar os alunos ao laboratório de informática para assistir o documentário (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg.

Depois de assistirem ao documentário, pedir aos alunos para registrar as seguintes informações:
• Qual a porcentagem de lixo reciclado no Brasil?
• Qual é o número de catadores que vivem do lixo coletado nas ruas?
• Por que se diz que cuidar do ambiente é cuidar da própria casa?
• Como o óleo de fritura pode ser reaproveitado?
• Que medidas importantes foram adotadas pelo físico Armando para o reaproveitamento dos recursos naturais na construção de sua casa?

É importante discutir com os alunos formas de destinação ambientalmente sustentável dos resíduos sólidos, enfatizando atitudes e ações de fácil aplicação pela sociedade que podem minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte desses produtos.

Dicas importantes!!!

• Comece a levar sua própria sacola na hora de fazer compras;
• Se a quantidade de compras for muito grande solicite caixas de papelão para fazer a embalagem;
• Prefira sacola biodegradável, que é decomposta por microrganismos, pois as sacolas oxibiodegradáveis geram produtos poluentes ao ambiente no processo de degradação;
• Repense seu padrão de consumo. Será que tudo que você compra é realmente necessário e será utilizado ou boa parte poderá estr agar e ir para o lixo?< /p>


Atividade 4

O grupo deverá elaborar um texto conclusivo considerando os seguintes aspectos:
As conclusões do gru po a carca da investigação que realizaram sobre os diferentes materiais e seus respectivos tempos de duração no ambiente; a leitura do texto “O plástico em nossas vidas” e as anotações sobre o vídeo “GLOBO REPORTER - RECICLAGEM NO BRASIL”.
O grupo deverá indicar sugestões de utilização e descarte de produtos plásticos de forma ambientalmente sustentável.

Recursos Complementares

Esses textos poderão as subsídiar as discussões durante as aulas.

PLÁSTICO O vilão que virou mocinho” disponível em: http://www.poliembalagens.com.br/poliembalagens/files/pt/re9/Materia%20Re9.pdf

Aditivo que acelera decomposição do plástico já tem a adesão de 160 fabricantes brasileiros”, disponível em:
http://www.rts.org.br/noticias/destaque-2/aditivo-que-acelera-decomposicao-do-plastico-ja-tem-a-adesao-de-160-fabricantes-brasileiros/

Avaliação

Fazer um registro por meio de um texto:

Os alunos deverão elaborar um texto conclusivo relatando os materiais que mais contribuem para degradação do ambiente ao serem descartados e propor sugestões de ações práticas que possam contribuir para reduzir o impacto ambiental relacionado com o descarte desses resíduos sólidos.

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