21/10/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
• Analisar relação entre música e vídeo;
• criar um vídeo animado com base em uma canção.
• É importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de Informática para usar os programas Paint e Movie Maker do Windows.
• Datashow e conexão com a Internet;
• laboratório de Informática e uso dos programas Paint e Movie Maker, do Windows.
Aula 1
Para que a aula possa ser desenvolvida com maior tranquilidade, o professor deverá organizar a turma em duplas. Os alunos que tiverem maior dificuldade em usar os programas Paint e Movie Maker deverão ser ajudados por aqueles que tiverem mais facilidade.
‘ O professor então explicará aos alunos que eles farão um vídeo animado da canção “Marvin”, dos Titãs, porém, antes disso, verão um trabalho semelhante desenvolvido com a música “Eduardo e Mônica”, da Legião Urbana. O professor deverá levar os alunos para a sala de Informática para assistirem ao vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=W_YJdkGmMCk&feature=related
Acesso em 14/10/09
Depois de assistir ao vídeo, é importante discutir com os alunos alguns aspectos sobre ele: a seleção das imagens, a sincronia, a animação.
Em seguida, o professor entregará uma cópia da canção Marvin, dos Titãs, para cada aluno. Após a leitura, a música deverá ser ouvida e os alunos deverão se reunir em duplas para discutir a elaboração da primeira etapa da atividade: a criação das imagens no Paint.
Marvin - Titãs
Nando Reis e Sérgio Britto
Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro
Era um grande coração
Ganhava a vida
Com muito suor
E mesmo assim
Não podia ser pior
Pouco dinheiro
Pra poder pagar
Todas as contas
E despesas do lar...
Mas Deus quis
Vê-lo no chão
Com as mãos
Levantadas pr'o céu
Implorando perdão
Chorei!
Meu pai disse:
"Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"...
E três dias depois de morrer
Meu pai, eu queria saber
Mas não botava
Nem os pés na escola
Mamãe lembrava
Disso a toda hora...
E todo dia
Antes do sol sair
Eu trabalhava
Sem me distrair
Às vezes acho que
Não vai dar pé
Eu queria fugir
Mas onde eu estiver
Eu sei muito bem
O que ele quis dizer
Meu pai, eu me lembro
Não me deixa esquecer
Ele disse:
"Marvin, a vida é prá valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino
Eu sei de cor"...
-"E então um dia
Uma forte chuva veio
E acabou com o trabalho
De um ano inteiro
E aos treze anos
De idade eu sentia
Todo o peso do mundo
Em minhas costas
Eu queria jogar
Mas perdi a aposta"...
Trabalhava feito
Um burro nos campos
Só via carne
Se roubasse um frango
Meu pai cuidava
De toda a família
Sem perceber
Segui a mesma trilha
E toda noite minha mãe orava
Deus!
Era em nome da fome
Que eu roubava
Dez anos passaram
Cresceram meus irmãos
E os anjos levaram
Minha mãe pelas mãos
Chorei!
Meu pai disse:
"Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"
"Marvin, a vida é prá valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor"...(2x)
O vídeo da canção está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=nT4fG7atrwA
Acesso em 14/10/09
Aula 2
No laboratório de Informática, os alunos deverão se organizar em duplas conforme definido na aula anterior. É importante reler a letra da música e relembrar os procedimentos combinados entre as duplas.
Importante: Cada dupla deverá criar uma pasta no computador que está usando e inserir nela, a canção “Marvin”.
No Paint, os alunos deverão criar as cenas da música, imagem por imagem e salvá-las na pasta criada por eles. A quantidade de cenas será definida pela dupla.
Aula 3
Nesta aula, os alunos continuarão a criar as cenas do vídeo.
Aula 4
Usando o Movie Maker, os alunos agora farão a etapa final da atividade: a criação do vídeo. Nesse momento, eles usarão a canção para fazer a sincronia entre imagem e música e colocar efeitos. Ao terminarem, deverão salvar o projeto como vídeo, e, se quiserem publicá-lo, poderão colocá-lo na rede (youtube) para compartilhá-lo com todos.
Caso o vídeo seja disponibilizado na Internet, os alunos poderão assistir aos vídeos criados pelos colegas e comentá-los. Para isso, deverão fazer um cadastro no youtube.
Os alunos serão avaliados mediante o empenho em elaborar o vídeo e também à adequação das imagens criadas com base na letra da música.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO É INTERESSANTE E ATRAI O ALUNO PARA ADQUIRIR CONHECIMENTO DIVERTINDO. PARABÉNS.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante pois todos gostam de musica e dessa forma será possível trabalhar a criatividade,imaginação e observação dos alunos. Sou pedagoga.