Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narrando e descrevendo imagens

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Observar uma obra de arte;
• descrever uma imagem;
• escrever uma narrativa baseada em uma imagem.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimento básico da estrutura da narração.

Estratégias e recursos da aula

• Uso do datashow;
• atividade em duplas.

Aula 1

Para iniciar a aula, como motivação, o professor entregará uma folha e solicitará aos alunos que descrevam seus rostos. Por exemplo: “rosto arredondado, olhos pequenos e castanhos, lábios grossos, nariz fino”. Depois disso, ele recolherá as folhas e as entregará aleatoriamente entre os alunos. Cada um poderá ler a descrição do outro e, a partir dela, tentar descobrir quem é o colega. Em seguida, o professor projetará a imagem do quadro “As meninas de Cahen d'Anvers (Rosa e Azul)”, de Renoir e discutirá os aspectos descritivos dele.

Imagem disponível em

http://clientes.insite.com.br/maguetas/impressionismo/rosa-e-azul/

 Acesso em 16/10/09

Nesse momento, é importante que o professor oriente a discussão em relação à graciosidade das meninas, a candura da infância, as cores das vestimentas, cores dos calçados, a vivacidade no olhar delas e etc.
Depois da discussão, o professor solicitará aos alunos que descrevam no caderno a imagem das meninas. É importante lembrá-los de escrever a maioria dos aspectos lembrados na discussão.

Aula 2
Para iniciar a aula, o professor projetará novamente a imagem do quadro de Renoir e solicitará a alguns alunos que leiam a descrição que fizeram no caderno. Dessa forma, eles poderão sanar dúvidas e os outros alunos poderão corrigir o que escreveram.
Em seguida, o professor mostrará aos alunos outras obras inspiradas na de Renoir:

Damas em Giverny (óleo sobre tela - 47x59cm - 2005)

Quadro pintado por Washington Maguetas, imaginando como estariam estas duas irmãs de rosa e azul após alguns anos, visitando os jardins da casa de Monet na cidade de Giverny, na França.

Disponível em http://clientes.insite.com.br/maguetas/impressionismo/rosa-e-azul/

Acesso em 16/10/09

Versão pintada por Maurício de Souza em 1989, após ver pessoas tentando copiar o quadro original durante uma exposição no MASP.

Disponível em: http://clientes.insite.com.br/maguetas/impressionismo/rosa-e-azul/

Acesso em 16/10/09

Em seguida, o professor solicitará aos alunos que, em duplas, escreva um texto narrativo que envolva as duas meninas do quadro de Renoir. É importante lembrá-los da importância dos elementos da narrativa no texto: tempo, espaço, enredo, personagens.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, o professor poderá ler com os alunos a crônica “As meninas”, de Rubem Braga, apontando os elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo.

Texto disponível em http://www.consciencia.net/artes/literatura/meninas.html

Acesso em 16/10/09

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação deles nas atividades orais e escritas. É importante avaliar no texto escrito a variedade de adjetivos usados na descrição e verificar se a narrativa deles contém os elementos importantes para a descrição e se está de acordo com a proposta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.