22/02/2011
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO, MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Explorar as cores;
- instigar a percepção visual das crianças;
- trabalhar o fazer artístico.
Esta aula será mais significativa para as crianças se elas estiverem estudando a vaca como tema de pesquisa
1º Momento – Numa conversa informal, instigar as crianças sobre como se desenha uma vaca, que partes tem seu corpo e a partir do relato das crianças ir desenhando o animal com as características por elas nomeadas.
Em seguida pedir para as crianças desenharem uma vaca e pintar com as cores que desejarem. Na roda, cada criança apresentará sua produção.
2º Momento – Pesquisar e trazer para sala uma obra de arte, cuja imagem principal seja uma vaca, de preferência bem colorida e uma imagem de uma vaca real. Fazer questionamentos, comparando a vaca que elas conhecem com a vaca da obra de arte, observando cores, traços e características reais e imaginárias da obra, como por exemplo: vocês já viram vacas com malhas roxas, rosas, vermelhas, azuis? Estas perguntas ajudarão as crianças a perceberem que quando se trata de uma obra de arte, é possível usar a imaginação, usar cores que não correspondem as cores reais dos objetos, dos animais etc.
Disponível em:
3º Momento: Se possivel convidar o artista para ir a sala de aula, oportunidade em que as crianças podem conhecê-lo, saber um pouco de sua história, como e porque ele produziu aquela obra, ampliando, assim, seus conhecimentos à respeito do autor e da obra de arte. Se não for possível a visita do artista à sala, o professor deve pesquisar sobre a vida e obra deste, levar o material para sala, ler para as crianças, apresentar fotos dele e de outras obras produzidas por ele. Assim, as crianças terão oportunidade de conhecer aspectos da vida do artista e farão a contextualização de sua obra.
4º Momento – Releitura da obra. Nesse momento o professor organizará as mesas com papel, pincéis, rolinhos para pintura e tinta, e as crianças farão, cada uma a sua maneira, a releitura da obra. Depois o professor deve propor uma roda de discussão e apreciação coletiva das produções das crianças, que poderão falar sobre os elementos de sua pintura, as cores utilizadas, os motivos de suas escolhas. Ao final cada criança, com a ajuda do professor confecciona uma moldura para sua obra e farão uma exposição no mural da escola para as outras crianças, pais e professores apreciarem.
Avaliar se:
- A criança demonstrou interesse pelas atividades propostas;
- A criança foi capaz de identificar cores reais de uma vaca e cores que a pintora utilizou;
- Consegue apreciar sua produção e a dos colegas, emitindo opiniões sobre as cores utilizadas, os elementos da pintura etc
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2011
Cinco estrelasAdorei e acredite estava pensando em como introduzir uma aula da letra V vaca é ótimoi
07/07/2011
Quatro estrelasAdorei a sugestão...
01/05/2011
Cinco estrelasótima ideia!