Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ZONA URBANA OU ZONA RURAL: UMA DIFÍCIL ESCOLHA

 

26/01/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


 Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
 Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
 Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira.

Duração das atividades
3 aulas ou 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
-aula interativa
-debate
-interpretação mapas
-observação de gravuras
- entrevista

1º Passo:

- O professor prepara os alunos para a próxima aula, solicitando-os que tragam fotos da localidade onde moram ou de qualquer outro documento que fala da cidade.

2º Passo:

- O professor planeja com a turma “um passeio” pelos arredores da escola para que observem tudo o que encontram no percurso realizado.

- De volta à sala, o professor propõe que a turma seja dividida em grupos e solicita que completem o quadro abaixo:

Elementos da Natureza

                                 O que vimos ao redor da escola
Elementos da Natureza Elementos feitos pelos homens

- Após o termino da atividade anterior, o professor propõe a socialização das respostas.


3º Passo

- Com a turma em círculo, o professor inicia uma discussão, onde os alunos vão apresentar o material trazido por eles, destacando as características físicas, econômicas e sociais da região onde moram.

- Nesse momento, o professor propõe a comparação dos elementos observados ao redor da escola com os materiais trazidos sobre a região onde moram.
OBS: O professor incentiva a exposição das idéias, com objetivo de criar espaço para a fala dos alunos, lembrando que nesta modalidade de ensino o adulto evita se mostrar. Para ajudar a resolver essa dificuldade, o professor retoma a fala do aluno e pede a opinião dos colegas.

4º Passo:

- A partir da discussão anterior, o professor propõe o registro coletivo, no quadro negro, em forma de um pequeno texto, do resumo das idéias dos alunos.

- O professor faz a leitura do que foi produzido e em seguida solicita que alguns alunos façam também a leitura do texto.

5º Passo:

- O professor apresenta o mapa abaixo e discute com os alunos:
- Qual o título do mapa?
- Você já sabe porque chamamos este mapa de mapa político? ( Mapa político são mapas que representamos fronteiras entre os paises ou divisões internas entre Estados).
-Você conhece o nome de outros mapas que mostram o Brasil?
-O que a legenda deste mapa nos mostra?
-Quais são as regiões do Brasil?
-Em qual região você mora?
-Será que podemos localizar nossa cidade neste mapa?
-Por que nossa cidade não aparece neste mapa?
-E a capital do estado, aparece nesse mapa?
- Quais são os estados vizinhos ao seu?

www.portalbrasil.net/brasil.htm

                                         MAPA POLÍTICO DO BRASIL

6º Passo:

- O professor apresenta as duas imagens abaixo e discute com os alunos:

- O que é comum encontrarmos na paisagem rural? E na paisagem urbana?

- Onde você gostaria de morar, no campo ou na cidade? Por quê?

http://static.panoramio .com/photos/original/1 0072035.jpg

http://caxias.ma.gov.br/_library/images/2009/06/ROCA_DEBAIXO_DAGUA_ZONA_RURAL_2.JPG

7º passo:

- O professor propõe que a turma seja dividida em grupos e cada um de verá criar um cartaz mostrando: duas vantagens de morar na cidade e duas vantagens de morar no campo.

- O professor solicita a socialização dos trabalhos fazendo os comentários que forem necessários.

8ºPasso:

- O professor propõe a realização, em grupos, de uma entrevista com pessoas mais velhas com o objetivo de resgatar a história local.

- A turma vai, então preparar a entrevista: quem será o entrevistado, o que queremos saber em relação à nosso localidade....

- O professor combina com a turma a apresentação das entrevistas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A participação dos alunos nas atividades que envolvem a oralidade e a entrevista serão os instrumentos utilizados pelo professor para avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.