26/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias a serem utilizadas são:
-aula interativa
-debate
-interpretação mapas
-observação de gravuras
- entrevista
1º Passo:
- O professor prepara os alunos para a próxima aula, solicitando-os que tragam fotos da localidade onde moram ou de qualquer outro documento que fala da cidade.
2º Passo:
- O professor planeja com a turma “um passeio” pelos arredores da escola para que observem tudo o que encontram no percurso realizado.
- De volta à sala, o professor propõe que a turma seja dividida em grupos e solicita que completem o quadro abaixo:
Elementos da Natureza
Elementos da Natureza | Elementos feitos pelos homens |
- Após o termino da atividade anterior, o professor propõe a socialização das respostas.
3º Passo
- Com a turma em círculo, o professor inicia uma discussão, onde os alunos vão apresentar o material trazido por eles, destacando as características físicas, econômicas e sociais da região onde moram.
- Nesse momento, o professor propõe a comparação dos elementos observados ao redor da escola com os materiais trazidos sobre a região onde moram.
OBS: O professor incentiva a exposição das idéias, com objetivo de criar espaço para a fala dos alunos, lembrando que nesta modalidade de ensino o adulto evita se mostrar. Para ajudar a resolver essa dificuldade, o professor retoma a fala do aluno e pede a opinião dos colegas.
4º Passo:
- A partir da discussão anterior, o professor propõe o registro coletivo, no quadro negro, em forma de um pequeno texto, do resumo das idéias dos alunos.
- O professor faz a leitura do que foi produzido e em seguida solicita que alguns alunos façam também a leitura do texto.
5º Passo:
- O professor apresenta o mapa abaixo e discute com os alunos:
- Qual o título do mapa?
- Você já sabe porque chamamos este mapa de mapa político? ( Mapa político são mapas que representamos fronteiras entre os paises ou divisões internas entre Estados).
-Você conhece o nome de outros mapas que mostram o Brasil?
-O que a legenda deste mapa nos mostra?
-Quais são as regiões do Brasil?
-Em qual região você mora?
-Será que podemos localizar nossa cidade neste mapa?
-Por que nossa cidade não aparece neste mapa?
-E a capital do estado, aparece nesse mapa?
- Quais são os estados vizinhos ao seu?
www.portalbrasil.net/brasil.htm
MAPA POLÍTICO DO BRASIL
6º Passo:
- O professor apresenta as duas imagens abaixo e discute com os alunos:
- O que é comum encontrarmos na paisagem rural? E na paisagem urbana?
- Onde você gostaria de morar, no campo ou na cidade? Por quê?
http://static.panoramio .com/photos/original/1 0072035.jpg
http://caxias.ma.gov.br/_library/images/2009/06/ROCA_DEBAIXO_DAGUA_ZONA_RURAL_2.JPG
7º passo:
- O professor propõe que a turma seja dividida em grupos e cada um de verá criar um cartaz mostrando: duas vantagens de morar na cidade e duas vantagens de morar no campo.
- O professor solicita a socialização dos trabalhos fazendo os comentários que forem necessários.
8ºPasso:
- O professor propõe a realização, em grupos, de uma entrevista com pessoas mais velhas com o objetivo de resgatar a história local.
- A turma vai, então preparar a entrevista: quem será o entrevistado, o que queremos saber em relação à nosso localidade....
- O professor combina com a turma a apresentação das entrevistas.
Mapas :
www.portalbrasil.net/brasil.htm
Gravuras de BH.
www.ump.edu.br/metro/materiais.php?id=409
Textos sobre espaço rural e urbano:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A participação dos alunos nas atividades que envolvem a oralidade e a entrevista serão os instrumentos utilizados pelo professor para avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!