Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De uma história, outras histórias I

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Carmen Lúcia Corrêa de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer e interpretar história que fala de memórias.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar o conceito de memória.
O professor poderá perguntar para os alunos o que entendem por memória. Levantar no grupo as respostas apresentadas. Explorar jogos ou brincadeiras que reforcem a idéia de memória. Propor desafios oralmente para memorizar uma ordem. Cada aluno, na sua vez, acrescenta uma e o seguinte tenta repetir.
Exemplo: “ Ele foi à feira comprar maçã...
Ele foi à feira comprar maçã, banana . . . “

Estratégias e recursos da aula
                   

- livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Men Fox, tradução de Gilda Aquino, Brinque-book.

Ler a história do Guilherme Augusto Araújo Fernandes para os alunos.

Sinopse:

É a história de um menino que morava perto de um asilo que costumava visitar, onde cria laços de amizade com um grupo de velhinhos.
Lá havia uma senhora, Dona Antônia..., com quem se identificou por ter o nome comprido como o dele. Os pais de Guilherme lhe disseram que ela havia perdido a memória. Guilherme começa então, a perguntar aos amigos do asilo, o significado de memória. É quando resolve procurar memórias para a velha senhora, juntando numa cesta objetos que eram significativos para ele.
Guilherme vai visitar D. Antônia, levando suas memórias.
A partir deste momento, ela revive lembranças a cada objeto retirado da caixa, recuperando a memória perdida.

Trabalhar oralmente a interpretação da história.

Apresentar questões como:

- O que fez o menino se identificar com a Dona Antônia?
- Qual foi a razão que levou o menino a colecionar alguns objetos para ela?
- O que disse cada amigo do asilo sobre o que era memória?
- Então no final, o menino traz uma cesta de memórias.
Qual foi a relação que Dona Antônia estabeleceu com cada objeto?
Que passagem da vida ela recordou a partir de cada presente que ganhou do menino?

O professor poderá ainda pedir aos alunos que desenhem uma parte da historia de que mais gostaram, escrevendo qual foi. Depois poderá promover uma apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.

undefined

http://1.bp.blogspot.com/_4qN2oa8p8as/SCBm05t_CvI/AAAAAAAAAP0/hv_60JFVi18/s400/P5060002

Recursos Complementares

Explorar outras histórias que falam de memórias:

- A menina que ia para longe. Texto de Marta Lagarta e imagem de Guto Lins. Porto Alegre:Editora Projeto,2009 .
Este livro foi escrito a partir da História do cajuzinho, contada pela avó materna da autora, Irene Barros Lopes, mineira da Zona Mata. “

- Um mar de gente. Ninfa Parreiras, Ilustrações Suppa. São Paulo:Girafinha, 2008.
O livro foi feito a partir de história contada pela filha mais velha, lá em Salvador, há muito tempo.

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos no desenvolvimento da aula, durante cada etapa: da leitura do livro, às questões orais apresentadas sobre o significado de memória e a interpretação da história .

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.