Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ver de Perto o Verde

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar e reconhecer os diferentes tipos de plantas e seu ambiente.
• Reconhecer os cuidados a serem tomados com as plantas.
• Propiciar o contato com a variedade vegetal e a observação de características  que permitem a adaptação aos diversos ambientes.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Levar para a classe vários tipos de plantas ou levar os alunos numa “aula-passeio” ao redor da escola, num parque ou num jardim para observar tipos diferentes de plantas.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: roda da conversa
• Conhecendo as plantas: as plantas são diferentes umas das outras. Questionamentos: Você já parou para observar as plantas que estão ao seu redor? Desenhar um jardim que tenha plantas, como grama, árvores e plantas com flores.


• Conversar com as crianças sobre as seguintes questões: Todas têm a mesma cor? Todas têm o mesmo formato? As plantas têm o mesmo tamanho? Explicar que as plantas têm diferentes cores, formatos e tamanhos. Comentar que no nosso planeta, existe uma variedade de espécies de vegetais, com diferentes tamanhos. Procurar em revistas gravuras para fazer um mural sobre as diferentes características de uma planta.

2º momento: tarefa de casa: pesquisar e observar uma árvore e depois com a ajuda de um adulto escrever uma história sobre ela. Fazer também um desenho da árvore que observaram. Roteiro de observação sobre a árvore:
• Nome da árvore pesquisada
• Como são as folhas?
• Possuí frutos? Que cor é?
• Como é o tronco?

3º momento: trabalhar no porta texto:
RUA DAS FLORES
A MARGARIDA SAPECA
PERGUNTOU PARA O JASMIN:
“VOCÊ TRAZ UMA FLOR PRA MIM?”
O GERÂNEO BEM MATEIRO
FEZ FORÇA E GHEGOU PRIMEIRO.
A NUVENZINHA MANHOSA
MOLHOU A FACE DA ROSA.
A VIOLETA SERENA
ENFEITOU A AÇUCENA.
O CRIZÂNTEMO AZULADO
ESTAVA MUITO ZANGADO.
TOMOU UM CHÁ DE CIDREIRA
E DORMIU A NOITE INTEIRA.
TODA A RUA DAS FLORES
ESTÁ REPLETA DE AMORES.
Mara R. Rosler. A viagem da minhoca cirandeira. Petrópolis, Vozes, 1992.


• Trabalhar no texto com o nome de cada criança. Propor para que cada um circule no texto as letras do seu nome.
• Fazer uma pintura coletiva sobre o texto.

4º momento: contar a historinha abaixo e fazer a dramatização com as crianças.
                                                           A sementinha bailarina

Faltavam poucas sementinhas para partir. Eu, como as outras mais novas, esperava a minha vez. Devia ser naquela manhã.
Esperávamos pela passagem do Vento, que seria o nosso automóvel. Vi quando ele vinha lá longe e avisei minhas irmãs.
O vento foi chegando e fomos levadas pelos ares, virando cambalhotas.
Aos poucos, fomos separando uma das outras. Fiquei sozinha.
Durante a viagem, recebi alguns dos passarinhos que voavam por cima de mim, quando ainda morava com minhas irmãs. Quis conversar com eles: impossível naquele sobe – e - desce. Num minuto eu estava pertinho do céu e via, lá embaixo, tudo pequeno! Noutro, descia bem rente da terra e via tudo crescendo para mim.
Num dos momentos em que estava bem no alto, um outro pé de vento me chutou para a terra. Eu vim caindo, rodopiando, até bater numa coisa dura que me deixou atordoado. Logo que pude olhar em volta, vi que estava em cima de uma pedra. Lembrei-me que podia viver em quase todos os lugares, exceto nas pedras.
Comecei a gritar, suplicando o Vento que me levasse mais adiante. Mas ele já ia longe e não me ouviu.
O Sol estava quente e eu sentia sede. Estava quase desmaiando quando uma menina passou correndo, esbarrou em mim e derrubou-me. Mal cheguei ao chão, um pezinho descalço apertou-me na terra. Tive a impressão de que o pezinho nunca mais sairia de cima de mim.
Quando finalmente me vi livre, percebi que não enxergava. Mas não estava cega, não. É que eu estava embaixo da terra. Por alguns dias, não veria a luz do sol. Mas ali eu tinha ar, água e tudo que necessitava para me tornar uma plantinha viçosa.
Já tinha saudades da planta de o nde viera e do jardim cheio de flores onde eu morava. Lá eu não trabalhava. Morava na flor e tudo o que havia de melhor para comer, a raiz nos mandava. Agora, porém, tinha de trabalhar. Desse momento em diante, começava a viver minha verdadeira vida de sementinha.
Iza Ramos de Azevedo Souza ( Adaptado).


• Entregar para cada criança levar para casa uma semente de girassol e propor o plantio da mesma, ressaltando a importância dos cuidados que devemos ter com as plantas.
• Trabalhar com a música de Vinícius de Moraes “O GIRASSOL”.
• Trabalhar no alfabeto móvel a palavra GIRASSOL e a tentativa de escrita. Explorar também sua cor.
O GIRASSOL
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.

O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS.
PRETAS E VERMELHAS
ALI FICAM ELAS
BRINCANDO , FEDELHAS
NAS PÉTALAS AMARELAS.
- VAMOS BRINCAR DE CARROSSEL, PESSOAL?

-“RODA, RODA, CARROSSEL.
RODA, RODA, RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR.”

-MARIMBONDO NÃP PODE IR QUE É BICHO MAU!
-BESOURO É MUITO PESADO!
-BORBOLETA TEM QUE FINGIR DE BORBOLETA NA ENTRADA!
-DONA CIGARRA FICA TOCANDO SEU REALEJO!

-“RODA, RODA, CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
MARELINHO COMO O SOL.”
E O GIRASSOL VAI GIRANDO
DIA AFORA...
O GIRASSOL É O CARROSSEL
DAS ABELHAS.
VINÍCIUS DE MORAES.

5º momento: para finalizar propor a releitura do quadro “OS GIRASSÓIS” de Vincent Van Gogh, fazendo uma pintura com aquarela.

Recursos Complementares

• Lápis de cor
• Tesoura
• Revistas
• Sementes de girassol
• Aquarela

Avaliação

• Observar o comportamento das crianças: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
• Observar também as atividades escritas ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tainá, q? , Rio de Janeiro - disse:
    tainareis1@yahoo.com.br

    04/11/2011

    Cinco estrelas

    Eu achei ótimo,apesar de ter lido só a sementinha bailarina. Foi um texto pequeno,porém me ajudou bastante! VALEU PROFESSOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • luciana, cmei mercedes gomes deoliveira , Espírito Santo - disse:
    lucianals.antonio@hotmail.com

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    estava a procurar um girassol e encontrei um jardim inteiro!!!


  • ANA PAULA, AMEC , Minas Gerais - disse:
    aninaprguimaraes@hotmail.com

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    ESTOU TRABALHANDO COM O PROJETO "MEU JARDIM" NA MINHA TURMA DE MATERNAL II, E ESTA AULA É UMA ÓTIMA IDEIA PARA COMPLEMENTAR O MEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. MUITO INTERESSANTE.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.