Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Viajando nas histórias: “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”.

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia.
• Trabalhar os conceitos de amizade (entre Branca de Neve e os sete anões), a beleza, a inveja e a vaidade, bem como a representatividade desses conceitos na vida dos alunos.
• Confrontar realidade e fantasia.
• Ampliar o vocabulário.
• Desenvolver a formação de hábitos e atitudes morais e éticas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno irá desenvolver o gosto pela leitura através de atividades variadas que possibilitem a construção do conhecimento, a criatividade, bem como, a conscientização de valores abordados nas histórias infantis que são indispensáveis para o bom convívio em grupo.

Estratégias e recursos da aula

Atividades propostas para a realização do trabalho:
1. Conto da história com dramatização feita pelas professoras.

• História utilizando diferentes objetos para representar os personagens: capa vermelha para Branca de Neve, espelho para Madrasta, chapéu azul para os anões, cavalo de madeira para o príncipe e a maçã.


2. Conversar na rodinha sobre os personagens da historinha:
• Quem são?
• Onde vivem?
• Quais características das personagens?
• Do que elas gostam e do que elas não gostam?
• Qual a representatividade de cada personagem na vida dos alunos?


3. Registro da história feito pelas crianças através de desenhos e escrita espontânea.


4. Exploração dos personagens, nomes e respectivas características. A criança deverá escolher um personagem para se caracterizar, aproveitando esse momento para realizar trabalhos de artes (colagem, pintura, recorte, sucata). Sugestão: Desenhar o personagem escolhido e fazer a montar a roupa com recortes de revistas. 

5. Brincadeira: “Espelho, espelho meu”
Dentro da caixa surpresa tem um espelho. Na vez de cada criança abrir a caixa para descobrir o que tem lá dentro.
Questionamnetos da professora : O que tem dentro da caixa? As crianças poderão dizer: “Eu”, “Um espelho”, ou dizer o seu próprio nome.


6. Bate - papo informal  sobre as características das personagens (fazendo um paralelo com a realidade).


7. Confecção da maçã envenenada (com argila ou massa de modelar).


8. Culinária: TORTA DE MAÇÃ. Cada criança deverá levar uma receita escrita pela mãe. Escolher através de votação a receita que irá ser colocada em prática. Fazer um estudo da receita, trabalhando com os números e com os rótulos dos produtos. Aproveitar esse momento e trabalhar a cor da maçã e a letra inicial.

Recursos Complementares

• Tesoura;
• Cola;
• Revistas;
• Argila ou massa de modelar;
• Tinta.

Avaliação

• Através da observação do professor, em relação às atividades e registros desenvolvidos diariamente durante as aulas e também de acordo com a empolgação e a curiosidade da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.