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Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas;
Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir;
Identificar os tipos de FC e suas aplicações;
Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando intergir e socializar os conhecimentos.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta atividade

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nesta aula vamos tratar de temas relacionados à prática da atividade física; os conceitos sobre saúde e suas aplicações na rotina do cidadão. Nesta aula abordaremos um tema onde os alunos deverão identificar e projetar uma prática autônoma de atividades físicas.

Apresentaremos um conceito sobre o cuidado que o aluno deve ter na prática da atividade física e, que ele mesmo pode buscar uma autonomia e controlar a intensidade da sua prática de atividade física através do conhecimento e controle da sua Frequência Cardíaca (FC). Não que isso exclua o professor de educação física, que seria o responsável pelo controle de aula/treino, mas, o aluno deve ter a consciência que é possível que ele identifique e busque se auto conhecer através destas atividades. Isto proporcionará o entendimento que é possível realizar uma forma autônoma de prática de atividade física.
Um dos controles sobre esses princípios mais importante é a verificação do pulso arterial, que pode indicar a intensidade do exercício e a possibilidade do seu controle, dentro de limites que o próprio aluno é capaz de avaliar.

Atividade I - Professor, encaminhe os seus alunos para o local de prática das aulas de educação física. Se possível, leve colchonetes para que os alunos deitem e façam a sua prática.

Inicie o debate fazendo os seguintes questionamentos sobre o tema:

O eles entendem por Frequência Cardíaca(FC);

Já tiveram a experiência de aferir a sua própria FC e, como se realiza essa aferição?

O que é FC máxima e como se calcula?

Quais os principais tipos de FC?

Após esse debate inicial será possível identificar o nível da turma em relação ao conhecimento do tema. Pois bem, nesse momento inciaremos a 2ª atividade, que será:

Atividade II - FORMAS DE AFERIÇÃO DA FC:

Neste momento apresente aos alunos as formas de aferição da FC. A forma mais simples, fácil e direta de verificar a intensidade da realização dos exercícios físicos é através do MONITORAMENTO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA (FC) PELA CONTAGEM DOS BATIMENTOS. Podemos aferir a FC de duas formas:

A - MANUAL:Aferida através de uma pequena pressão sobre locais determinados, tais como:Artéria Carótida;Coração e Artéria Radial

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/files/2009/07/batimento-coracao.jpg

Utilizando-se dos dedos INDICADOR E MÉDIO deve-se colocá-los sobre o local determinado e contar o número de batimentos cardíacos em 15 segundos. Após essa contagem deve-se multiplicar o resultado por 4, a fim, de se saber o resultado completo.

Peça que calculem a sua FC máxima
Exemplo:
Uma pessoa com 20 anos a sua FC Máxima seria 200 bpm.Isso é importante patra o aluno identificar que caso a sua FC esteja muito próximo do seu máximo é importante saber dosar a atividade.
Ela aferiu numa sessão de treinamento a FC em 15 segundos e o resultado foi de 35 bpm, multiplicando-se por 4 o resultado real seria de 140 bpm. Isso equivale a 70% da FC máxima dessa pessoa, portanto, está numa intensidade segura para a prática da sua atividade física(seria no intervalo entre 60% a 80% da FC máxima)

B - FREQUENCÍMETRO:

Monitoramento cardíaco através de um relógio transmissor e um receptor que afere automaticamente os batimentos cardíacos. O Medidor de Freqüência Cardíaca, também, chamado de Freqüêncímetro é uma ferramenta de grande auxílio na obtenção de bons resultados, principalmente, nas atividades aeróbias.

Fonte: http://www.clubedofitness.com.br/images/HR_308_OregonFrequencimetro.jpg

Dica I - Se possível leve consigo um frequencímetro para fazer uma demonstração aos alunos do seu funcionamento

Atividade III - Vivenciando a aferição e os tipos de FC:

Nesta parte da aula faremos a a vivência e compartilharemos de algumas experiências relacionadas a aferição e conhecimentos dos proincipais tipos de FC.

Peça aos alunos que deitem, façam silêncio absoluto, fechem os olhos e procurem se concentrar na sua respiração. Sugiro que os alunos expirem em 4 tempos e inspirem em 4 tempos. Faça isso durante , aproximadamente 4 minutos, tempo que será suficiente que eles possam aferir a sua FC repouso. Após esse tempo peça que os alunos afiram a sua FC de forma manual. Peça que se preparem e marque 15 segundos, finalize o tempo e peça que falem o número que encontraram. Peça que multipliquem por 4. esse é o valor fa FC repouso.

Dica II - Repita essa operação mais duas vezes para que os alunos vivenciem a forma de aferição. 

Dica III - Caso haja a possibilidade de utilização do frequencímetro escolha um aluno para utlizá-lo de demonstrar a sua utilização.

Fonte: http://www.fisfar.ufc.br/petmedicina/images/stories/pulso.png

Atividade IV - Organize uma atividade denominada “pique cola” onde os alunos deverão correr na quadra fugindo de um pegador.
Dica IV - Troque o pegador para que outros alunos sejam pegadores.
Essa atividade fará com que a FC seja alterada(haverá uma aumento da FC), após uns 4 minutos de atividade encerra-a e peça que todos os alunos aproximem-se rapidamente do centro da quadra, que façam silêncio e, ao sinal do professor afiram a FC de esforço. Eles deverão realizar a mesma operação de multiplicação do valor encontrado por 4.
Após identificarem a FC esforço peça que os alunos caminhem de forma lenta e após 1 minuto o professor pedirá que afiram novamente a FC (FC recuperação); depois peça-os que andem mais 1 minuto e afiram o 2º minuto da FC recuperação.

Dica V -  Nesta aula é bem provável que alguns alunos tenham algumas dificuldades iniciais em encontrar os locais para aferir a FC. Peça-os que experimentem nos vários locais indicados; pressionem os locais de forma suave, pois caso façam de forma mais profunda terão dificuldade em encontrar os batimentos.

Dica VI - Buscando uma maior integração e socialização entre os alunos proponha que organizem grupos de dois/três alunos e realizem a aferição da FC nos colegas. Isso possibilitará que troquem experiências e facilite que o professor esclareça algumas dúvidas.

Ao final da aula reúna todos os alunos no centro da quadra e pergunte qual foi maior dificuldade encontrada para aferir a FC. Caso algum aluno tenha dificuldade repita o protocolo de aferição da FC e os locais de aferição(forma manual).

Recursos Complementares

Referências Bibliográficas:

MARINS, J.C.B. e GIANNICHI, R.S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 3° ed. Rio de Janeiro. Editora Shape, 2003.

MATTOS, Mauro Gomes de e NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na Adolescência: Construindo o conhecimento na escola. Phorte Editora LTDA. São Paulo, 2002.

Site: http://renatapinheiro.com/frequencia-cardiaca/

Avaliação

O processo avaliativo desta aula será através de perguntas realizadas pelo professor:
Como se calcula a FC máxima?
Como se afere a FC?
Quais os locais no corpo em que podemos aferir a FC?
O que é FC recuperação?
De que forma podemos aferir a FC?
O que é frequencímetro?

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