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Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução;
Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável;
Caminhar em grupo como forma de atividade social;
Identificar os benefícios da caminhada associada à qualidade de vida;

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula deverá ser ministrada na sala de aula ou na sala de vídeos da sua escola.
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas:
Quem gosta de caminhar?
Quem faz caminhada de forma obrigatória, ou seja, tem que caminhar, pois o ônibus deixa longe da escola ou de casa, por exemplo?
Conhece alguém que caminha por esporte?
Quais são os tipos de caminhada que conhecem?
Diferenciem caminhadas de corrida.

A seguir, apresente aos alunos os principais benefícios da caminhada.
Nesta apresentação ofereça espaço para que os alunos façam questionamentos em cada um dos itens apresentados e peça que levantem mais alguns.

Benefícios da caminhada:

MAIS AMIGOS
A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos.A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.
AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL
A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
AUXILIA NO CONTROLE AO DIABETES
A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.
É BOM PARA O CORAÇÃO!
Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.
AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE
Exercícios com suporte de peso (mesmo que o peso seja o seu próprio corpo) tais como caminhadas, exercícios aeróbicos, tênis e jogging são essenciais para o paciente com osteoporose. Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o "bom colesterol” (HDL) e diminuir o "mau colesterol” (LDL). Vale lembrar que se admite que os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero. O paciente e seu médico determinarão a melhor alternativa em cada caso.
OSSOS MAIS FORTES
Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.
MAIS VITALIDADE
A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como:
Melhor estabilidade articular;
Aumento de massa óssea;
Aumento da taxa de hormônio do crescimento;
Diminuição da freqüência cardíaca de repouso;
Diminuição da pressão arterial;
Melhor utilização da insulina;
Controle da obesidade;
Diminuição do risco de varizes;
Diminuição do risco de d errame cerebral;
Diminuição do risco de arteriosclerose;
Diminuição do risco de lombalgia;
Aumento da força;
Aumento da flexibilidade;
Aumento da resistência aeróbica;
Aumento da resistência anaeróbica;
Facilitação da correção de vícios posturais;
Aceleração da recuperação de várias cirurgias;
Melhora da qualidade do período gestacional;
Facilitação do parto normal;
Facilitação da mecânica respiratória;
AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO-defesa do organismo contra doenças e infecções.
DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.
CAMINHAR EMAGRECE!
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumentam suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do "mau colesterol" e diabetes. A caminhada pode ajudar — e muito — a alcançar o peso ideal para manter a saúde.
Fonte: Site:
http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=51


Pois bem, levantamos vários aspectos que favorecem a prática da caminhada, agora peça que os alunos peguem uma folha de papel, identifiquem essa folha e façam o seguinte:
Trabalho nº1:
Citem 5 benefícios que apresentamos para caminhada;
Citem três locais que eles conheçam para a prática da caminhada;
Citem três pessoas com idades distintas (por exemplo, uma de 60 anos,outra de 30 anos e outra de 15 anos) que façam caminhadas e eles deverão fazer uma entrevista com estas pessoas, apresentando as seguinte perguntas:
Trabalho nº 2:
Por que você caminha?
Quantas vezes por semana você caminha?
Quais os benefícios da caminhada para essa pessoa?
Estimule os seus alunos a realizar uma pesquisa com essas pessoas apresentando que esta é uma pesquisa de escola, se possível que eles a façam com o uniforme da escola, e, evidentemente, se identifiquem.

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Fonte: http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/image/05.05.2008/caminhada%20medianeira%202.jpg


Dica: Para esta pesquisa os alunos devem ter um prazo de uma semana para a entrega.

Na parte final da aula o professor deverá propor um desafio:
Trabalho nº 3:
Os alunos irão organizar um trajeto de caminhada mais longo do que fazem atualmente entre a escola e a casa de cada um deles, aumentando gradativamente e diminuindo o tempo entre esses percursos.
Faça com que organizem uma tabela e nesta estejam incluídos: percurso (metros), tempo, FC repouso, FC recuperação.

Sugestão de tabela:

Nome do aluno -    FC máxima           -      Distância      -        Tempo           -       FC recuperação
  José             (220– idade) =205bpm                                                             (1ºmin / 2ºmin. /3ºmin.)                       

1º Dia: 10/10/09                                   (escola-casa)               9min            160 bpm. 146 bpm. 126 bpm
                                                              1000 m
2º Dia: 10/10/09                                (casa-escola)                8min.30 seg.   160 bpm 150 bpm 130 bpm
                                                             1000 m

Juntamente a essa tabela peça que os alunos anotem nesta mesma folha se sentiram algum tipo de diferença ou transformação do ponto de vista físico, quais foram as maiores dificuldades que tiveram para essa prática e que sugestões fariam para implementar essa atividade no dia a dia,por exemplo, de integrantes da família.
Dica: peça aos alunos que sugiram locais de caminhadas para outros colegas em locais diferentes, tais como: bosques, parques, etc.

Fonte:

http://www.meuobjetivo.com.br/imagens/eventos/2007-04-16_11-15-40DSC09300.jpg

Recursos Complementares

Apresente aos seus alunos os seguintes vídeos sobre caminhada:


http://www.youtube.com/watch?v=NU429cHGuU8

http://www.youtube.com/watch?v=J6yC7_ppDRE

Avaliação

Para esta aula o processo de avaliação dar-se á em três momentos:
Apresentação do trabalho de número 1- será feito na própria sala de aula;
Apresentação do trabalho de número 2-pesquisa com três pessoas sobre caminhada (prazo de 7 dias)
Apresentação do trabalho de número 3-tabela de acompanhamento de caminhada (prazo de 15 dias para entrega).

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Silvana Ticiani Boelter, CENTRO EST EDUC PROF SUDOESTE DO PARANA , Paraná - disse:
    ticianiboelter@gmail.com

    27/09/2010

    Três estrelas

    Poderia ser incluido a frequência cardíaca em repouso, a porcentagem da frequência no exercício, ou seja, sabendo a FCmáx que é o 100%, após o exercício quanto eu utilizo da minha FCmáx, sabendo ainda que para se ter benefícios temos que utilizar no mínimo 65% da FCmáx., ainda trabalhar a Faixa Alvo de Treinamento, utilizaria mais uma aula para os cálculos adicionais.


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