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Lista de brincadeiras – suporte de apoio para a compreensão do sistema de escrita

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Miriam Maria Roberto Marmol Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão:

- compreender a natureza alfabética do sistema da escrita; fazer com que os alunos percebam que as letras representam “sons” e que a cada letra corresponde um “som”;
- Desenvolver a capacidade de reconhecimento de uso e função social do gênero textual lista;
- compreender a ordem alfabética através da primeira letra de cada palavra; consolidando o conhecimento do alfabeto;
- cópia de palavras, com o objetivo de apropriação das formas das letras, e de palavras, que constituem o sistema de escrita,
- trabalhar com números, pois podem enumerar as brincadeiras na lista solicitada.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos, podendo se estender conforme o andamento das discussões.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Você  professor poderá levantar a discussão sobre os nomes de brincadeiras que as crianças mais gostam e ir anotando na lousa. Listá-las no quadro conforme os alunos forem falando, explorando os conhecimentos sobre o gênero textual lista e as formas de escrever uma lista, sua finalidade, por exemplo.

Estratégias e recursos da aula

Você professor (a) poderá pedir que os alunos, em uma folha avulsa, reproduzam (copiem) da lousa as brincadeiras que eles ditaram. A cópia é também uma habilidade importante para a faixa etária de 6 a 8 anos, quando propomos uma cópia, além de trabalharmos as formas de letras, também estamos explorando a forma como distribuímos o texto no papel, segmentação das palavras. Poderá também sugerir que enumerem as palavras de acordo com a ordem alfabética e inserir o conceito de ordem crescente.
Exemplo: a brincadeira “Amarelinha” começa com a letra “A” então corresponde ao número 1.
Propostas:
Professor (a), sugiro que no primeiro momento sejam realizadas:
A construção da lista com as crianças, oral e depois a cópia das brincadeiras listadas na lousa pelo professor;
A exploração do gênero textual lista,
A organização das brincadeiras em ordem alfabética,
A apropriação dos números e ordem crescente.

Num segundo momento o/a professor (a) poderá conduzir a aula com algumas perguntas com o foco na relação grafema-fonema, considerando a quantidade de letras das palavras e a sua natureza.
Cada criança em sua folha deverá observar as palavras (que são os nomes das brincadeiras) e, logo, o/a professor (a) ipoderá fazer três perguntas centrais, segundo o caderno 6 da coleção “Instrumentos da Alfabetização” (ver referência no final da página):
Por que há palavras maiores e outras menores?
O que cada letra representa?
O que a letra A representa (caso apareça a brincadeira “Amarelinha”)?
Professores dependendo das respostas, vocês poderão buscar aplicar o conhecimento adquirido, estabelecendo relações com outras palavras:
Exemplo: Vocês conhecem nomes de colegas que começam com o som “A”? E outras brincadeiras?
Poderá também ler os nomes de algumas brincadeiras e pedir que os alunos descubram qual a brincadeira descrita na lista que já produziram, pintando-as com cores determinadas, de acordo com a sua orientação.
Você, professor(a), pode ainda solicitar aos alunos que marquem com um X o nome da brincadeira que tem mais letras e pedir que os alunos falem por que acham que esta tem mais letras; peça que copiem na mesma folha a(s) brincadeira(s) que tem a mesma quantidade de letras, levando os alunos a refletirem sobre a relação grafema-fonema.
Outra proposta para o desenvolvimento desta atividade é solicitar aos alunos que marquem também as brincadeiras que terminam com a mesma letra. Dessa forma os alunos são levados a realizar uma comparação quantitativa e qualitativa a partir da configuração gráfica das palavras. A intenção é fazer com que os alunos analisem as diferenças e semelhanças existentes em diversos objetos de análise, neste caso, palavras ou sílabas, fazendo com que a criança construa ou reformule suas hipóteses a respeito do funcionamento do sistema de escrita.
É fundamental a leitura das brincadeiras por você professor(a), para que os alunos identifiquem as brincadeiras listadas e possam refletir sobre a escrita da mesma.

Material consultado:
BATISTA, Antônio Augusto Gomes ET al. Planejamento da alfabetização: capacidades e atividades. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 232p. (Coleção Instrumentos da alfabetização; 6)

Avaliação

A avaliação poderá acontecer a partir das discussões propostas; também através das folhas avulsas de cada aluno, pois com estas, você professor poderá verificar se os alunos conseguiram refletir sobre as letras e os sons das palavras em análise, conforme as atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • CLAUDIA , ensino superior terminando , São Paulo - disse:
    clau_mira@ig.com.br

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Achei otimas as atividades dessa maneira a criança constroi o conhecimento de maneira prazeirosa e ocorre o aprendizado respeitando o nivel que cada um se encontra.


  • Juliana , Unesp Pres. Prudente , São Paulo - disse:
    judalbem@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma atividade muito intressante, vou aplicá-la com meus alunos!


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