Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O sumiço do docinho

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e interpretar a parlenda utilizando as ilustrações do livro.

- Brincar com a parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?".

- Criar desenho e frases a partir da parlenda.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                                       

-Bandeja com forminhas e um pano de prato.
- Livro: Cadê o docinho que estava aqui?
          Autora: Maria Angela Resende
          Ilustradora: Elisabeth Teixeira
          Editora: Formato
- Folha A3

- Caderno ou folha de papel


O professor contará à turma que trouxe uma bandeja cheia de docinhos, para serem saboreados e no momento de servir todos irão ver apenas as forminhas vazias.
Neste momento o professor questionará os alunos:
                Cadê o docinho que estava aqui?   

Será a hora de ouvir as ideias dos alunos sobre o que poderia ter acontecido. Quando o grupo estiver curioso para desvendar o sumiço, o professor poderá pegar o livro, que deverá estar embaixo da bandeja, e ler para a turma explorando bem as ilustrações que servirão para auxiliar na compreensão da história.
Ao final da leitura, perguntar se alguém conseguiu descobrir quem pegou o docinho. Desta vez, será interessante anotar o que os alunos disseram ou pedir que, em dupla, anotem no caderno ou folha de papel  e apresentem ao restante da turma.

Conversar com os alunos sobre a transformação da frase original "Cadê o toucinho que estava aqui?" para "Cadê o docinho que estava aqui?". Essa é uma característica do folclore quando o povo modifica o que ouve e passa de geração em geração. Resgatar com a turma a brincadeira que certamente seus pais e avós já brincaram.


O professor deverá apresentar ao grupo toda a parlenda e poderá se utilizar da história narrada pela autora, Maria Angela Resende, descrita nas últimas páginas do livro e convidar a turma para brincar como ela brincava.
Toca-se em cada dedo da criança, dizendo o nome popular de cada um: dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolo e mata-piolho.
Em seguida, pega-se a mão da criança e, com a ponta do indicador pinicando-lhe a palma, pergunta-lhe;
                         - Cadê o toucinho que estava aqui?
                         Resposta: - Gato comeu.

E o diálogo prossegue:
                         - Cadê o gato?
                         - Foi pro mato.
                         - Cadê o mato?
                        - Fogo que imou.
                        - Cadê o fogo?
                         - Água apagou.

                         - Cadê a água?
                          - Boi bebeu.

                          - Cadê o boi?

                          - Foi carrear trigo.
                         - Cadê o trigo?
                         - Galinha espalhou
                         - Cadê a galinha?
                         - Foi botar ovo.
                         - Cadê o ovo?
                         - Frade bebeu.
                         - Cadê o Frade?
                         - Foi rezar uma missa
                         - Cadê a missa?

Nesse instante, a pessoa, usando os dedos médio e indicador, fará os dois supostos pezinhos que subirão pelo braço da criança, até provocar cócegas nas axilas:
                        - "Foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!"

Aproveitando essa ideia o professor poderá apresentar a proposta de um desenho em folha A3 a partir da questão: Pra onde foi o gato? Foi por aqui....  Foi por ali.....

Levar os alunos a imaginar diferentes lugares por onde o gato poderia ter passado, desenhando o caminho percorrido até chegar ao lugar imaginado. Produzir frases completando a ideia: O gato foi parar...

O gato poderia percorrer lugares conhecidos ou criados pelos alunos.

Seria uma sugestão para o professor montar uma exposição com o material produzido pelos alunos.

Recursos Complementares

O professor poderá buscar mais informações no site:

http://www.jangadabrasil.com.br/dezembro52/ca52120b.htm

Sugestão para leitura: O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=11014413&sid=1221911941097488686507367&k5=3503BCAD&uid=

Avaliação

Será feita durante toda atividade, observando a interpretação oral dos alunos e a participação na brincadeira com a parlenda. 

O professor deverá verificar como os alunos responderam a proposta de desenho e produção de frases a partir da questão apresentada: Pra onde foi o gato?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.