02/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ler e interpretar a parlenda utilizando as ilustrações do livro.
- Brincar com a parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?".
- Criar desenho e frases a partir da parlenda.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
-Bandeja com forminhas e um pano de prato.
- Livro: Cadê o docinho que estava aqui?
Autora: Maria Angela Resende
Ilustradora: Elisabeth Teixeira
Editora: Formato
- Folha A3
- Caderno ou folha de papel
O professor contará à turma que trouxe uma bandeja cheia de docinhos, para serem saboreados e no momento de servir todos irão ver apenas as forminhas vazias.
Neste momento o professor questionará os alunos:
Cadê o docinho que estava aqui?
Será a hora de ouvir as ideias dos alunos sobre o que poderia ter acontecido. Quando o grupo estiver curioso para desvendar o sumiço, o professor poderá pegar o livro, que deverá estar embaixo da bandeja, e ler para a turma explorando bem as ilustrações que servirão para auxiliar na compreensão da história.
Ao final da leitura, perguntar se alguém conseguiu descobrir quem pegou o docinho. Desta vez, será interessante anotar o que os alunos disseram ou pedir que, em dupla, anotem no caderno ou folha de papel e apresentem ao restante da turma.
Conversar com os alunos sobre a transformação da frase original "Cadê o toucinho que estava aqui?" para "Cadê o docinho que estava aqui?". Essa é uma característica do folclore quando o povo modifica o que ouve e passa de geração em geração. Resgatar com a turma a brincadeira que certamente seus pais e avós já brincaram.
O professor deverá apresentar ao grupo toda a parlenda e poderá se utilizar da história narrada pela autora, Maria Angela Resende, descrita nas últimas páginas do livro e convidar a turma para brincar como ela brincava.
Toca-se em cada dedo da criança, dizendo o nome popular de cada um: dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolo e mata-piolho.
Em seguida, pega-se a mão da criança e, com a ponta do indicador pinicando-lhe a palma, pergunta-lhe;
- Cadê o toucinho que estava aqui?
Resposta: - Gato comeu.
E o diálogo prossegue:
- Cadê o gato?
- Foi pro mato.
- Cadê o mato?
- Fogo que imou.
- Cadê o fogo?
- Água apagou.
- Cadê a água?
- Boi bebeu.
- Cadê o boi?
- Foi carrear trigo.
- Cadê o trigo?
- Galinha espalhou
- Cadê a galinha?
- Foi botar ovo.
- Cadê o ovo?
- Frade bebeu.
- Cadê o Frade?
- Foi rezar uma missa
- Cadê a missa?
Nesse instante, a pessoa, usando os dedos médio e indicador, fará os dois supostos pezinhos que subirão pelo braço da criança, até provocar cócegas nas axilas:
- "Foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!"
Aproveitando essa ideia o professor poderá apresentar a proposta de um desenho em folha A3 a partir da questão: Pra onde foi o gato? Foi por aqui.... Foi por ali.....
Levar os alunos a imaginar diferentes lugares por onde o gato poderia ter passado, desenhando o caminho percorrido até chegar ao lugar imaginado. Produzir frases completando a ideia: O gato foi parar...
O gato poderia percorrer lugares conhecidos ou criados pelos alunos.
Seria uma sugestão para o professor montar uma exposição com o material produzido pelos alunos.
O professor poderá buscar mais informações no site:
http://www.jangadabrasil.com.br/dezembro52/ca52120b.htm
Sugestão para leitura: O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço
Será feita durante toda atividade, observando a interpretação oral dos alunos e a participação na brincadeira com a parlenda.
O professor deverá verificar como os alunos responderam a proposta de desenho e produção de frases a partir da questão apresentada: Pra onde foi o gato?
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