26/11/2009
Carmen Lúcia Corrêa de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Produzir texto a partir de lembranças despertadas pelo contato com alguns objetos apresentados.
- Conhecer histórias que falam de memórias, contadas pelo professor.
Seria interessante que o professor trabalhasse anteriormente com os alunos alguns títulos de livros, histórias que narrassem lembranças, com o objetivo de despertar o interesse pelo tema.
O professor deverá trazer para a sala uma cesta com diversos objetos que possam sensibilizar o grupo para a produção de texto.
Sugestões: colônia de bebê, alguns brinquedos como carrinho e boneca entre outros, uma medalha, um binóculo, uma concha do mar, uma gaita, um pente, alguns temperos e ervas como orégano e erva-doce, frutas que exalam cheiro como laranja, tangerina e goiaba etc.
Mostrar os objetos, um a um para os alunos, circulando entre eles o material. Permitir que sintam, pelo toque e ou cheiro, os objetos.
Pedir para que falem sobre alguma lembrança que tiveram a partir do contato com esses objetos.
Promover a produção de histórias, primeiro oralmente e depois de forma escrita, pedindo também para desenhar.
O professor poderá sugerir frases para introduzir o texto, associando o objeto apresentado às recordações geradas a partir dele.
Exemplos:
‘’Este cheiro de orégano, me fez lembrar...’’
‘’Olhando para essa medalha, me lembrei...’’
‘’Pegando esse binóculo, lembrei do dia...’’
O professor ainda poderá pedir para que os alunos apresentem esse material para a turma, fazendo uma leitura oral do próprio texto.
Títulos de livros que trabalham com histórias de memórias:
- Gulherme Augusto Araújo Fernandes. Men Fox, tradução de Gilda Aquino, Brinque-book.
Ver como sugestão, aula publicada no Portal do professor: De uma história, outras histórias I - autor : Ana Letícia Lima Guedes.
- Bisa Bia, Bisa Bel. Ana Maria Machado, Ed. Salamandra.
Essa é a história da menina Isabel que encontra um retrato antigo de sua bisavó materna Beatriz, na infância.
- As memórias de Bruxa Onilda. E. Larreula, R. Capdevila. Ed. Scipione.
Essa é a história de uma bruxinha muito atrapalhada e divertida que relembra sua vida, desde o nascimento, contando seus primeiros ensaios de bruxaria e confusões em família.
Acompanhar a participação dos alunos durante a atividade, como se processa no momento da sensibilização para a produção de texto e como se realiza a elaboração de histórias de forma oral e escrita.
Ler o material escrito pelos alunos, priorizando a criatividade no encaminhamento da proposta apresentada para a produção de texto: revivendo memórias.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!