30/10/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
· Reconhecer figuras homotéticas e compreendam razão de homotetia;
· Realizar transformação por homotetia, ampliando e reduzindo formas.
· Traçados de retas paralelas, com o par de esquadros;
· Divisão de segmentos em partes iguais;
· Construção da mediatriz, com régua e compasso;
· Semelhança de polígonos.
Professor, explore os conceitos de congruência e semelhança promovendo a investigação de formas geométricas presentes em, por exemplo, padrões de pisos, em estampas de tecido, em figuras ampliadas ou reduzidas em uma copiadora.
Faça exercícios de construções geométricas, ampliando e reduzindo polígonos. Converse com os alunos sobre o pantógrafo e faça a relação com a homotetia.
Para saber mais sobre o assunto, visite os links das figuras abaixo:
http://br.olhares.com/homotetias_foto256475.html
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm12/pantografo.htm
http://www.pucrs.br/fau/01_nivel/escala_homotetia.pdf
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm12/1homot.htm
Divida a turma em grupos, distribua material escrito sobre o funcionamento do pantógrafo e sugira que construam um, utilizando materiais alternativos, como papelão e percevejos tipo bailarina. Existe uma explicação de como fazer um pantógrafo no link: http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/351873-tutorial-construa-um-pantografo/
Cada grupo deve explicar o funcionamento de seu pantógrafo, mostrando suas propriedades geométricas, relacionando-as aos conceitos de semelhança e homotetia.
Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observações feitas durante a aula, e pela atividade prática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!