Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bichos Falantes I

 

28/11/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Caracterizar as personagens da história, trocando informações e curiosidades sobre a vida da formiga e da cigarra.   

- Reconhecer o conceito de fábula.
- Ouvir a fábula da formiga e da cigarra e refletir sobre a moral da história.
- Discutir e emitir opinião sobre a atitude das personagens da história.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
                   

- livro: A Formiga e a Cigarra - Coleção Colibri
- folha de atividades

Será interessante trabalhar primeiro a caracterização das personagens da história: a formiga e a cigarra.

Conversar, em rodinha, com os alunos sobre o conhecimento que trazem sobre esses animais.
Falando de formigas, explorar as observações do cotidiano: quem já observou o caminho que fazem atrás de comida, se já viram um formigueiro, como será que as formigas se organizam e se comunicam entre elas e de que tipos de formiga já ouviram falar.
Falando de cigarra: quem já viu uma, como é e o que costuma fazer que chama atenção de todos. Uma curiosidade é que apenas os machos cantam e para atrair as fêmeas.

O professor poderá pesquisar e trazer para a turma algumas informações e curiosidades de cada espécie.

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga

mundodasformigas.vilabol.uol.com.br/

pt.wikipedia.org/wiki/Cigarra

http://www.webartigos.com/articles/5791/1/as-cigarras/pagina1.html

Em seguida, o professor poderá trabalhar o que caracteriza de fato uma fábula, entendida como uma história em que há a personificação dos animais, ou seja eles têm voz, são quase humanos. Normalmente são histórias pequenas e trazem uma moral expressa no final ou quando isto não acontece, um ensinamento que aparece implícito no texto.

Ler para a turma a 1ª versão da fábula da Formiga e a Cigarra, baseada na história original que traz o final em que a formiga não perdoa a cigarra, não a deixando entrar em sua casa, quando chega o inverno. O professor deve aproveitar para explorar as ilustrações do livro, mostrando cada página para os alunos, à medida que for contando a história.
Comentar com os alunos sobre o que acharam da atitude de cada personagem, antes de ler a moral da fábula, sem influenciá-los.
Vale ressaltar que alguns livros que contam a fábula da formiga e a cigarra apresentam a moral no final e outros não o fazem.
É importante ouvir a opinião dos alunos, pedindo que expliquem o porquê defender a formiga ou a cigarra.
Valorizar as respostas dos alunos, evitando tomar partido de uma posição.
Propor que imaginem outras formas que poderiam ter agido as personagens.

O professor poderá propor também a dramatização da história, dividindo os papéis entre os alunos. Então um aluno poderia fazer o papel de narrador, outro representaria a formiga e outro a cigarra. Poderia realizar a dramatização mais algumas vezes, trocando os alunos. Outra opção, ainda seria uma leitura dramatizada da história em que os alunos leriam as falas do narrador e de cada personagem respectivamente.

       
Recursos Complementares

Seria interessante para a turma, o professor numa aula seguinte, trabalhar com outra versão da fábula (Ex.:A formiga e a cigarra - Coleção Girassol), de forma poder comparar os finais.
Ver como sugestão no Portal do Professor aula publicada: “Bichos falantes II”, autora: Ana Letícia Lima Guedes.

- Outra sugestão seria a releitura da fábula da formiga e da cigarra: 

http://bacaninha.uol.com.br/home/secoes/contos/a_cigarra_e_a.htm

- Veja também a apresentação da 1ª versão da fábula em:

http://www.carlrogers.com.br/projetos/insetos/formiga/fabula.htm

- Aprecie ainda a 2ª versão da fábula da formiga e a cigarra, contemplada por Monteiro Lobato:  

http://ulyssesdorego.arteblog.com.br/28120/A-CIGARRA-E-A-FORMIGA-MONTEIRO-LOBATO-TRECHO/

- Coleção CD disquinho: A formiga e a cigarra. Em algumas canções de João de Barro(Braguinha).

 http://caracol.imaginario.com/discoteca/disquinho/index.html

Avaliação

Verificar como os alunos compreenderam a fábula e os argumentos que os levaram a defender determinada posição ao contrário de outra.
O professor poderá apresentar folha de atividades com algumas questões:

O que aconteceu com a cigarra, enquanto a formiga trabalhava?
Que fato na história, nos mostrou que o tempo estava passando?
O que você achou sobre a atitude da formiga e da cigarra? Por quê?
Se fosse você, como reagiria ?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.