28/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Caracterizar as personagens da história, trocando informações e curiosidades sobre a vida da formiga e da cigarra.
- Reconhecer o conceito de fábula.
- Ouvir a fábula da formiga e da cigarra e refletir sobre a moral da história.
- Discutir e emitir opinião sobre a atitude das personagens da história.
- livro: A Formiga e a Cigarra - Coleção Colibri
- folha de atividades
Será interessante trabalhar primeiro a caracterização das personagens da história: a formiga e a cigarra.
Conversar, em rodinha, com os alunos sobre o conhecimento que trazem sobre esses animais.
Falando de formigas, explorar as observações do cotidiano: quem já observou o caminho que fazem atrás de comida, se já viram um formigueiro, como será que as formigas se organizam e se comunicam entre elas e de que tipos de formiga já ouviram falar.
Falando de cigarra: quem já viu uma, como é e o que costuma fazer que chama atenção de todos. Uma curiosidade é que apenas os machos cantam e para atrair as fêmeas.
O professor poderá pesquisar e trazer para a turma algumas informações e curiosidades de cada espécie.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga
mundodasformigas.vilabol.uol.com.br/
http://www.webartigos.com/articles/5791/1/as-cigarras/pagina1.html
Em seguida, o professor poderá trabalhar o que caracteriza de fato uma fábula, entendida como uma história em que há a personificação dos animais, ou seja eles têm voz, são quase humanos. Normalmente são histórias pequenas e trazem uma moral expressa no final ou quando isto não acontece, um ensinamento que aparece implícito no texto.
Ler para a turma a 1ª versão da fábula da Formiga e a Cigarra, baseada na história original que traz o final em que a formiga não perdoa a cigarra, não a deixando entrar em sua casa, quando chega o inverno. O professor deve aproveitar para explorar as ilustrações do livro, mostrando cada página para os alunos, à medida que for contando a história.
Comentar com os alunos sobre o que acharam da atitude de cada personagem, antes de ler a moral da fábula, sem influenciá-los.
Vale ressaltar que alguns livros que contam a fábula da formiga e a cigarra apresentam a moral no final e outros não o fazem.
É importante ouvir a opinião dos alunos, pedindo que expliquem o porquê defender a formiga ou a cigarra.
Valorizar as respostas dos alunos, evitando tomar partido de uma posição.
Propor que imaginem outras formas que poderiam ter agido as personagens.
O professor poderá propor também a dramatização da história, dividindo os papéis entre os alunos. Então um aluno poderia fazer o papel de narrador, outro representaria a formiga e outro a cigarra. Poderia realizar a dramatização mais algumas vezes, trocando os alunos. Outra opção, ainda seria uma leitura dramatizada da história em que os alunos leriam as falas do narrador e de cada personagem respectivamente.
Seria interessante para a turma, o professor numa aula seguinte, trabalhar com outra versão da fábula (Ex.:A formiga e a cigarra - Coleção Girassol), de forma poder comparar os finais.
Ver como sugestão no Portal do Professor aula publicada: “Bichos falantes II”, autora: Ana Letícia Lima Guedes.
- Outra sugestão seria a releitura da fábula da formiga e da cigarra:
http://bacaninha.uol.com.br/home/secoes/contos/a_cigarra_e_a.htm
- Veja também a apresentação da 1ª versão da fábula em:
http://www.carlrogers.com.br/projetos/insetos/formiga/fabula.htm
- Aprecie ainda a 2ª versão da fábula da formiga e a cigarra, contemplada por Monteiro Lobato:
http://ulyssesdorego.arteblog.com.br/28120/A-CIGARRA-E-A-FORMIGA-MONTEIRO-LOBATO-TRECHO/
- Coleção CD disquinho: A formiga e a cigarra. Em algumas canções de João de Barro(Braguinha).
http://caracol.imaginario.com/discoteca/disquinho/index.html
Verificar como os alunos compreenderam a fábula e os argumentos que os levaram a defender determinada posição ao contrário de outra.
O professor poderá apresentar folha de atividades com algumas questões:
O que aconteceu com a cigarra, enquanto a formiga trabalhava?
Que fato na história, nos mostrou que o tempo estava passando?
O que você achou sobre a atitude da formiga e da cigarra? Por quê?
Se fosse você, como reagiria ?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!