Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma brincadeira puxa outra

 

11/11/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relatar oralmente as instruções, regras de brincadeiras ou jogos conhecidas pela turma.
- Pesquisar e descrever uma brincadeira ou jogo tradicional vivenciado por um parente da família.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante que a turma tivesse ouvido ou lido a historia “Cadê o docinho que estava aqui?” de Maria Angela Resende, Ed. Formato.

Estratégias e recursos da aula
                                       

-Papel ofício ou caderno.
-Lápis de cor, giz de cera ou hidrocor.
Fazer um levantamento se a turma conhece as brincadeiras ou jogos tradicionais citados na história, os alunos poderão apresentá-las oralmente e depois realizá-las para que todos possam vivenciar este momento.
Exemplo de brincadeiras citada na história: Cantigas de roda (Fui no Tororó), de ninar (Boi da cara preta), galinha choca, queimada...
A realização da brincadeira será uma forma de verificar se os alunos entenderam as instruções para brincar, relatadas pelos colegas, além de ser uma oportunidade de integração da turma.
Por último, o professor poderá propor aos alunos que pesquisem em casa, com seus familiares, vizinhos e amigos, outras brincadeiras ou jogos tradicionais para serem registradas numa folha de papel ofício ou no caderno. As brincadeiras serão lidas e ilustradas por outros colegas da turma e serão expostas no mural da escola. O professor poderá ainda montar um livro, com a pesquisa feita, para ser distribuído a outras turmas.

                                       

-Papel ofício ou caderno.
-Lápis de cor, giz de cera ou hidrocor.
Fazer um levantamento se a turma conhece as brincadeiras ou jogos tradicionais citados na história, os alunos poderão apresentá-las oralmente e depois realizá-las para que todos possam vivenciar este momento.
Exemplo de brincadeiras citada na história: Cantigas de roda (Fui no Tororó), de ninar (Boi da cara preta), galinha choca, queimada...
A realização da brincadeira será uma forma de verificar se os alunos entenderam as instruções para brincar, relatadas pelos colegas, além de ser uma oportunidade de integração da turma.
Por último, o professor poderá propor aos alunos que pesquisem em casa, com seus familiares, vizinhos e amigos, outras brincadeiras ou jogos tradicionais para serem registradas numa folha de papel ofício ou no caderno. As brincadeiras serão lidas e ilustradas por outros colegas da turma e serão expostas no mural da escola. O professor poderá ainda montar um livro, com a pesquisa feita, para ser distribuído a outras turmas.

Recursos Complementares

-CD Jogos cantados – Bia Bedran www.biabedran.com.br
- CD Cantigas de roda- Palavra Cantada http://www.palavracantada.com.br

Avaliação

Será feita através da descrição, oral e escrita, das brincadeiras ou jogos infantis. O professor deverá acompanhar o envolvimento dos alunos na realização dos jogos e da pesquisa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.