11/11/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Relatar oralmente as instruções, regras de brincadeiras ou jogos conhecidas pela turma.
- Pesquisar e descrever uma brincadeira ou jogo tradicional vivenciado por um parente da família.
Seria interessante que a turma tivesse ouvido ou lido a historia “Cadê o docinho que estava aqui?” de Maria Angela Resende, Ed. Formato.
-Papel ofício ou caderno.
-Lápis de cor, giz de cera ou hidrocor.
Fazer um levantamento se a turma conhece as brincadeiras ou jogos tradicionais citados na história, os alunos poderão apresentá-las oralmente e depois realizá-las para que todos possam vivenciar este momento.
Exemplo de brincadeiras citada na história: Cantigas de roda (Fui no Tororó), de ninar (Boi da cara preta), galinha choca, queimada...
A realização da brincadeira será uma forma de verificar se os alunos entenderam as instruções para brincar, relatadas pelos colegas, além de ser uma oportunidade de integração da turma.
Por último, o professor poderá propor aos alunos que pesquisem em casa, com seus familiares, vizinhos e amigos, outras brincadeiras ou jogos tradicionais para serem registradas numa folha de papel ofício ou no caderno. As brincadeiras serão lidas e ilustradas por outros colegas da turma e serão expostas no mural da escola. O professor poderá ainda montar um livro, com a pesquisa feita, para ser distribuído a outras turmas.
-Papel ofício ou caderno.
-Lápis de cor, giz de cera ou hidrocor.
Fazer um levantamento se a turma conhece as brincadeiras ou jogos tradicionais citados na história, os alunos poderão apresentá-las oralmente e depois realizá-las para que todos possam vivenciar este momento.
Exemplo de brincadeiras citada na história: Cantigas de roda (Fui no Tororó), de ninar (Boi da cara preta), galinha choca, queimada...
A realização da brincadeira será uma forma de verificar se os alunos entenderam as instruções para brincar, relatadas pelos colegas, além de ser uma oportunidade de integração da turma.
Por último, o professor poderá propor aos alunos que pesquisem em casa, com seus familiares, vizinhos e amigos, outras brincadeiras ou jogos tradicionais para serem registradas numa folha de papel ofício ou no caderno. As brincadeiras serão lidas e ilustradas por outros colegas da turma e serão expostas no mural da escola. O professor poderá ainda montar um livro, com a pesquisa feita, para ser distribuído a outras turmas.
-CD Jogos cantados – Bia Bedran www.biabedran.com.br
- CD Cantigas de roda- Palavra Cantada http://www.palavracantada.com.br
Será feita através da descrição, oral e escrita, das brincadeiras ou jogos infantis. O professor deverá acompanhar o envolvimento dos alunos na realização dos jogos e da pesquisa.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/04/2010
Quatro estrelasotima aula.