01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Compreender a importância dos hábitos de higiene para a prevenção de doenças.
• Adquirir hábitos de higiene no cotidiano (tanto a higiene pessoal quando a higiene familiar e escolar).
• Conscientizar as crianças sobre a necessidade de manter limpos os locais onde vivemos.
Explicar às crianças que devemos ter alguns cuidados com a nossa saúde. Com saúde nos sentimos bem para brincar, estudar, passear, ajudar as pessoas.
• 1° momento: Levantamento das perguntas problematizadoras sobre higiene corporal (roda de conversa).
• O que devemos fazer para cuidar da higiene do nosso corpo?
• Por que devemos tomar banho, lavar as mãos, os cabelos?
• O que acontece se não cuidarmos da nossa higiene?
• A água é suficiente para limpar o corpo, os alimentos e o ambiente?
• 2° momento: Caixa misteriosa: levar para a sala uma caixa com objetos relacionados aos hábitos de higiene: toalha, shampoo, perfume, sabonete, escova de dente, pasta dental, fio dental, pente fino, desodorante, perfume, leite de colônia etc. De olhos vendados, a professora pede para um aluno ir até a caixa surpresa e retirar um objeto. Em seguida, ele tentará adivinhar que objeto é este e falar uma frase que indique a importância do mesmo para a higiene corporal.
• 3° momento: Interpretando gravuras. Levar para a sala gravuras de pessoas tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos, penteando o cabelo. Trabalhar oralmente perguntando às crianças qual é o produto de higiene utilizado em cada gravura; em que momentos devemos praticar estes hábitos de higiene.
• 4º momento: Banho com a boneca.Levar para a sala de aula uma bonequinha e trabalhar a higiene corporal (o banho, enxugar, higiene com a boca, com o cabelo, com as roupas, órgãos genitais, higiene após a evacuação etc).
• 5° momento: Músicas que retratam a higiene (Chuveiro, chuveiro, Patati e Patatá; Lavar as mãos, de Eliana ; É hora do banho, de Xuxa); vídeo do youtube sobre higiene (o sapo não lava; o pé, meus dentinhos). Atividade de desenho sobre a temática abordada nas músicas.
• 6º momento: Cada criança irá registrar durante uma semana algumas de suas práticas de higiene.Trabalhando a matemática: anotar nos quadrinhos a quantidade de vezes praticou por dia as atividades citadas abaixo:
Mês: ________________
ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A SEMANA DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO
LAVAR AS MÃOS
ESCOVAR OS DENTES
TOMAR BANHO
PENTEAR O CABELO
CORTAR AS UNHAS
PRATICAR ESPORTE
• 7° momento: Entrevistar os auxiliares de serviços gerais sobre os cuidados com a limpeza do ambiente escolar, os produtos de limpeza utilizados e a importância dos mesmos para a higienização do ambiente. Elaborar com as crianças o roteiro da entrevista.
• Lápis de cor;
• Rótulos;
• Revistas;
• Materiais diversos sobre higiene;
• CDs;
• Boneca.
• A avaliação será feita através de registros,de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!