Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciando na corrida – corrida intervalada: caminhando e correndo

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a diferença entre caminhada e corrida utilizando intervalos de tempos entre as atividades;
Conhecer os limites pessoais e determinar a intensidade da sua prática;
Realizar a aferição da Freqüência Cardíaca (FC) e determinar a zona de intensidade da sua prática;
Vivenciar experiências distintas na forma de participar de uma atividade física;
Compreender a importância de pisar corretamente para evitar lesões e dores nos pés;

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser capaz de aferir a sua Freqüência Cardíaca visando o controle da intensidade da sua prática.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nesta aula os alunos deverão experimentar a corrida e a caminhada como práticas de atividade física de fácil execução, econômica, associada ao meio ambiente. Portanto, sendo possível, leve os alunos para algum local próximo a escola em que seja possível caminhar e correr de forma agradável e com segurança. Não sendo possível faça a atividade no local onde ocorrem as aulas práticas.
Inicie a aula separando-os em três grupos:
A- grupo dos alunos que fazem atividade física regular (ao menos três vezes por semana);
B- grupo que faz atividade física eventualmente;
C- grupo que não faz nenhuma atividade.
Nesta 1ª experiência todos os grupos participarão do intervalo de 2 minutos andando e 2 minutos correndo;
Os grupos farão a atividade dentre os ritmos estabelecidos pela média de cada grupo (escolhidos pelos alunos);
Os alunos farão 3 repetições do protocolo estabelecido,ou seja, 12 minutos intervalados;
Dica: Caso a atividade seja em local aberto, fora da escola, seria importante que o professor fosse de bicicleta para acompanhar todos os grupos, desde o mais treinado até o grupo que está iniciando.
Dica: Peça aos alunos, em especial, os do Grupo “A” que ao final do 1º protocolo (12 minutos) que aguardem os demais colegas.
Ao chegarem nesse espaço (que dará, aproximadamente, 2000 metros) faça uma pausa e pergunte aos alunos o que acharam da atividade; como se sentiram; se gostariam de voltar executando o mesmo protocolo (2x2) ou se propõe outra forma para a prática.
Volte para a escola, em caso da prática na área externa, e termine a atividade fazendo um debate e com alongamentos para os grandes grupamentos musculares.
Dica: Professor, dentro das possibilidades organize grupos de caminhadas e corridas intervaladas em locais aprazíveis com alunos, funcionários e professores. Inicie em um dia no final de semana.
Dica: estimule a todos que queiram participar de uma prática de atividade física que procure o seu médico e, realize os exames médicos necessários.

Fonte: http://blogs.jovempan.uol.com.br/endorfina/files/2009/03/corrida.jpg

Explique aos alunos que a corrida intervalada pode ser por tempo, por exemplo: 2 minutos andando com 2 minutos correndo; por distância: 400 metros andando e 400 metros correndo, e que se a atividade for regular o aluno pode ir aumentando o tempo ou à distância assim que for melhorando e se adaptando a atividade.
Que tipos de cuidado os alunos devem ter:
Preparar-se adequadamente para a atividade executando exercícios de alongamento e aquecimento articulares;
Pisar corretamente;
Utilizar roupas leves;
Hidratar-se adequadamente, se possível, levar uma garrafa com água ou isotônicos;
Usar tênis adequados (dentro das possibilidades econômicas de cada um).
Dica: Professor seria interessante repetir essa aula em outros momentos utilizando-se de outros protocolos, ou seja, tempos diferentes (3min x 3min) ou distâncias diferentes (500 metros x 500 metros)

Fonte: http://ego.globo.com/Gente/foto/0,,20849362-EXH,00.jpgnte:

Recursos Complementares
Não há a necessidade de recursos complementares para esta aula.
Avaliação

O processo avaliativo desta aula será através da avaliação recíproca, ou seja, os alunos escolherão outro aluno dentro do seu respectivo grupo e avaliará a participação do seu colega na atividade.
Os alunos deverão entregar essa avaliação na aula seguinte, contendo:
Ele se esforçou para cumprir o protocolo estabelecido?
Aferiu corretamente a freqüência cardíaca?
Colaborou na preparação e no encerramento da atividade?
Respeitou o ritmo do grupo?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.