19/01/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Compreender o funcionamento do sistema circulatório;
Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório;
Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema;
Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividades físicas aeróbias.
É importante que os alunos tenham uma noção básica do conceito fisiológico e anatômico do sistema circulatório que já deve ter sido abordado nas aulas de ciências do ensino fundamental final, e/ou nas séries iniciais do ensino médio
Caro professor, esta aula deverá ser realizada na sala de aula com implemento de mídia(aparelho de DVD e televisão e/ou data show e um laptop)ou na sala de vídeo disponível.
Atividade I:
Inicie a aula pedindo aos alunos que definam: o que é o sistema circulatório? Prossiga:quais são os órgãos que compõe esse sistema? E, por fim, quais são os tipos de circulação que existem?
Após essa introdução e com o levantamento das respostas dadas pelos alunos apresente os seguintes vídeos para a turma:
Atividade II - Apresentação dos vídeos e principais características do sistema circulatório:
http://www.youtube.com/watch?v=mVAe078Ot3g
http://www.youtube.com/watch?v=ykA7NysrR3U
Fonte:
Atividade III - Peça aos alunos que definam e citem as principais funções dos componentes acima.
Dica I - É importante que nessa apresentação sejam descritas as principais funções do sistema circulatório:
Atividade IV - Associação do sistema circulatório (analogias):
Para que os alunos assimilem o conceito do funcionamento desse sistema tão importante para o ser humano, sugiro que proponha um atividade onde os alunos deverão construir analogias do sistema com diferentes abordagens, ou seja, os alunos deverão realizar associações com atividades profissinais; momentos do cotidiano ou outra atividade em que possam associar situações que ocorrem no sistema circulatório.
Portanto, para a organização desta atividade, sugiro:
Divida a turma em 5 grupos e peça que cada grupo tente realizar algumas analogias tanto em relação aos componentes, como das funções, por exemplo:
Dica II - Professor, estimule os alunos a levantarem o maior número de analogias possíveis e ofereça um tempo para as apresentações.Os exemplos citados acima servirão como base para que os alunos entendam o significado da atividade, ou seja, para cada componente ou função do sistema circulatório os alunos deverão fazer uma analogia possível.
Dando continuidade a aula contextualize junto aos alunos alguns dos benefícios, em especial, das atividades ditas aeróbias, que correspondem a exercícios que estimulam a atividade do coração e dos pulmões durante um período suficiente para promover mudanças benéficas ao corpo humano. Correr, caminhar, pedalar, nadar são exercícios tipicamente aeróbios. Tais como:
Benefícios da atividade aeróbia (por exemplo: caminhar e correr):
Estenda a listagem de benefícios, tais como:
Após apresentar esses benefícios peça que os alunos façam uma análise reversa, ou seja, que eles listem se há algum malefício nesse tipo de atividade.
Atividade V - Levantamento sobre exercícios aeróbios:
Caro Professor, reconhecemos a importância das atividades aeróbias para o bom funcionamento do sistema cárdio vascular(sistema circulatório). Proponho que os alunos formem trios e façam uma pequena entrevista(no recreio ou na saída da escola, por exemplo) com 5 pessoas da comunidade escolar(alunos/professores/funcionários) com perguntas semi estruturadas, tais como:
Dica III - Essa pesquisa terá como objetivo levantar se os membros da comunidade escolar praticam algum tipo de atividade aeróbia e , se reconhecem a importância desta pratica para o bom funcionamento do sistema circulatório.Este trabalho deverá ser entregue numa próxima aula marcada pelo professor e, discutida os seus resultados juntos com os alunos. Observemos nos resultados algumas variáveis quanto a idade, sexo e o número de vezes que cada entrevistrado realiza alguma atividade aeróbia.
Finalizando esta aula faça um pequeno resumo com auxílio dos alunos e escreva no quadro ou lousa, os tópicos relacionados ao tema(sistema circulatório). Peça aos alunos que anotem esses tópicos, para que auxilie na elaboração do texto que será exigido pelo professor como forma de avaliação desta aula.
Consulte o livro:MATTOS, Mauro Gomes de e NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na Adolescência: Construindo o conhecimento na escola. Phorte Editora LTDA. São Paulo, 2002.
Vídeos citados durante a aula:
Sistema cardiovascular: http://www.youtube.com/watch?v=mVAe078Ot3g
Biologia - Fisiologia - O sistema circulatório: http://www.youtube.com/watch?v=ykA7NysrR3U
Sugestão de sites:
Sistema Circulatório: http://www.fatimahborges.com.br/artigo.php?code=60
Coração x atividade física: http://www.fitway.com.br/corativi.htm
Os alunos deverão elaborar, em duplas, um texto sobre o tema da aula: sistema circulatório. Esse texto deverá ser entregue na próxima aula. O professor deverá avaliar se os alunos incluíram os principais tópicos apresentados na aula e, as principais adaptações que a atividade física oferece ao sistema circulatório.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/02/2015
Quatro estrelasGENTE, NÃO CONSEGUI ABRIR O ARQUIVO. GOSTARIA DE AUXILIO TECNICO, OU ALGUM TIPO DE AJUDA. OBRIGADA
19/05/2011
Cinco estrelasEssa aula é excelente
30/11/2010
Cinco estrelasprofessora vc esta de parabens,acredito eu que seus alunos estao entregue em boas maos continue assim abraços.