Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bichos Falantes II

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar duas histórias de uma mesma fábula.
- Identificar a diferença no final das duas versões.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a versão da fábula: A Formiga e a Cigarra, em cujo final da história, a primeira dispensa a segunda, sem ter pena.

Estratégias e recursos da aula
                   

- livro: A Formiga e a Cigarra - Coleção Girassol
- folha de atividades

Ler para a turma a 2ª versão da fábula da formiga e a cigarra que traz o final em que a formiga perdoa a cigarra, convidando-a para entrar em sua casa e lhe dando comida, quando chega o frio.
Estabelecer oralmente, relação entre as duas histórias, comparando os finais das duas versões.
Realizar folhas de atividades com questões escritas de interpretação da história e registro da opinião sobre os diferentes finais.

Leia o texto:


A Formiga e a Cigarra

A formiga atarefada
recolhe a sua comida
enquanto a cigarra canta,
olhando-a divertida.

Mas eis que chega o Outono
e a formiga a trabalhar,
a cigarra está com frio,
já nem consegue cantar.

A formiga fica em casa
pois o Inverno chegou,
a cigarra quer comida
pois todo o Verão cantou.

Pede à formiga rica
qualquer coisa para comer,
mas ela fecha-lhe a porta
sem sequer se comover.

A cigarra muito triste
parte quase a chorar,
não tem nada que comer,
nem nada de agasalhar.

( Fábulas de La Fontaine – Coleção Colibri )

1- Quem são os personagens da história?

________________________________________________________

2- O que fazia a cigarra, enquanto a formiga trabalhava?

________________________________________________________

3- Ao ler o texto, você percebe que o tempo está passando porque:

( ) a cigarra vai perdendo a sua voz
( ) as estações do ano vão mudando
( ) a formiga comemora seu aniversário

4- O que acontece, no final da história, com a cigarra?

________________________________________________________

________________________________________________________

5- Leia agora outra versão para o final desta história:

- Por que é que você não tem comida?
O que é que você fez durante o Verão? – perguntou a formiga.
- Ah! Eu só cantava dia e noite! – respondeu a cigarra.
A formiga , com pena da cigarra, levou-a para casa e lhe deu de comer durante todo o Inverno.
( Adaptação “A Cigarra e a Formiga” – Coleção Girassol )


a) O que aconteceu de diferente neste final da história?

________________________________________________________

________________________________________________________


b) Qual dos finais, você prefere? Por quê?

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a atividade: na leitura e na interpretação da história.
Verificar como os alunos responderam às questões escritas e como eles encaminharam sua opinião e justificativa para preferência por determinado final da fábula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.