16/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Lendas gregas.
1º Momento
O professor propõe um dialógo antes de iniciar a leitura a partir da imagem da capa do livro, para possibilitar as crianças acionarem suas estratégias de leitura.
Após a leitura do livro "Um fio de linha contra o monstro do labirinto", de Hardy Guedes que narra a lenda do Minotauro; o professor inicia uma conversa na qual as crianças atribuem sentidos e significados sobre a lenda. Vejamos possíveis sentimentos e representações que podem ser desencadeados pela narrativa e mediados pelo professor.
Cr1- Gilka, eu sonhei com o Minotauro. Estou com muito medo.
Prof- Crianças, alguém sonhou com o Minotauro?
Crs- Não!
Prof- As histórias da mitologia são de verdade?
Cr1 - São histórias inventadas. Não existe o Minotauro.
Prof- Pois é! Essas são histórias que um homem foi escrevendo para mostrar como em um tempo muito distante os gregos pensavam e explicavam os acontecimentos da vida.
Prof- Então, ninguém precisa ficar com medo porque não vai acontecer nada com a gente.
2º Momento
Após a leitura fazer uma reescrita coletiva da lenda acompanhada de desenhos individuais. Segue um modelo de registro coletivo.
SUGESTÃO
Assistir o vídeo A lenda do Minotauro do Sítio do Picapau Amarelo. O professor deverá assistir com antecedência este vídeo e selecionar cenas para serem assistidas em etapas.
Observar se o(a) aluno(a):
Reconta oralmente a lenda do Minotauro.
Ouve e atribui sentidos a história.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2013
Quatro estrelaslegal me ajudou mt