10/11/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Criar uma receita divertida, utilizando ingredientes diferentes como: sentimentos, sonhos,fantasias, faz-de-conta,fenômenos da natureza, emoções e etc.
- Perceber as diferenças ou semelhanças entre uma receita comum e uma receita divertida.
Os alunos devem entender que a receita é um texto de instruções, que explica como um prato deve ser feito.
Se possível, ter lido livros de receitas, ter produzido o texto de uma receita e até ter realizado uma receita.
- Textos de receitas divertidas ou recita-poemas
- Retroprojetor ou Data show
Apresente, no data show (ou retroprojetor), aos alunos outros tipos de receitas, diferentes na forma e principalmente nos ingredientes .São exemplos de receitas divertidas:
Receita para ser feliz - Rosângela Trajano
1 kg de coragem
1 xícara de esperança
½ colher de chá de humildade
2 copos de verdade
3 litros de tolerância.
.
Bata tudo no pensamento
Unte seu coração
Despeje nele os ingredientes
Agora é só esperar um momento
Conte até três
Está pronto!
.
Sirva para todos de casa:
A felicidade.
Bolinhos de luz
Ingredientes
250 gramas de raios de sol
250 gramas de raios de luar
1 colher de chá de fermento de relâmpago
Modo de fazer
Mistura-se bem os raios de sol e de luar, até saírem faíscas. Junta-se então o fermento de relâmpago.
Fernanda Lopes de Almeida. A fada que tinha ideias. São Paulo:Ática,1997.
Receita de espantar a tristeza
Roseana Murray
Faça uma careta
E mande a tristeza
Pra longe pro outro lado
Do mar ou da lua
Vá para o meio da rua
E plante bananeira
Faça alguma besteira
Depois estique o braço
Apanhe a primeira estrela
E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço
Professor, poderá pedir à turma que compare as receitas “divertidas” com alguma receita já realizada pela turma anteriormente e digam as semelhanças e diferenças percebidas.
Divida a turma em grupos ou duplas e estimule-os a criar outras receitas divertidas, relembre aos alunos, escrevendo no quadro, os pontos observados coletivamente.
Ex: Usar ingredientes diferentes.
Relatar o modo de fazer, explicando as ações para realizar a receita.
Não se esqueça de por um título bem criativo.
Pense a que público se destina a receita.
Use e abuse das rimas e sonoridade das palavras.
Imagine como seria a receita de um mago, uma bruxa, um cientista maluco, uma fada...
Combine quem será o expositor de cada grupo e após a apresentação sugira que troquem as receitas para serem ilustradas por outros colegas.
Exponha as receitas divertidas no mural da sala ou no jornal da escola.
Pesquise curiosidades sobre os alimentos, como por exemplo: Como surgiu a pizza, o hambúrguer, o sorvete...
http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm
Pode ser feita através da participação oral e escrita dos alunos, ou através de auto-avaliação, feita por cada um, observando o roteiro apresentado na produção escrita da receita divertida.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/03/2011
Cinco estrelasadorei a ideia...