Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As aventuras de Ulisses

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler uma obra clássica da literatura universal.

Identificar os personagens da história.

Participar de vivências lúdicas.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos para cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Leitura do livro de Ruth Rocha sobre a Odisséia.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

A professora conta a história de Ulisses. Durante as discussões a professora deverá estimular a participação de todos os alunos através de comentários a respeito de trechos/partes da história que considerem importantes. Para promover e ampliar o debate, pedir aos alunos que exemplifiquem com fatos a parte do texto que mais gostaram naquele momento, perguntando: Como era o nome da ilha onde Ulisses morava? O que aconteceu com Ulisses nessa viagem?O que aconteceu quando Ulisses chegou na terra dos ciclopes?O que aconteceu quando Ulisses chegou em sua casa?

Após a leitura da história  retomar com as crianças os acontecimentos para organizar os conhecimentos vividos pelo personagem principal. Sugira a construção coletiva de um desenho sobre as aventuras de Ulisses. As crianças desenham com lápis de cor, hidrocor em cartolina guache. Sugira organizar uma linha de tempo sobre as aventuras de Ulisses.

Segue a sugestão de alguns livros para ler para os alunos.

RESENHA

Odisséia. Ruth Rocha. Companhia das Letras.

Tal como a Ilíada, a Odisséia é atribuída a Homero, poeta que não se sabe se existiu de fato. O tema é a volta de Ulisses à sua terra natal, Ítaca, depois de ter participado da guerra de Tróia. O nome "Odisséia" deriva do nome grego de Ulisses: Odisseu. Durante sua longa viagem de retorno, o herói vive aventuras extraordinárias. Uma delas é o célebre episódio das sereias: para não sucumbir ao canto desses seres fantásticos, Ulisses pede que o amarrem ao mastro do navio em que viaja. Os leitores também vão conhecer Penélope, a mulher de Ulisses. Para não ser obrigada a se casar de novo - pois, ao contrário de todos, não acreditava que seu marido estivesse morto -, ela anuncia que só se casará novamente quando terminar de tecer a mortalha do pai de Ulisses, Laertes. Como se sabe, era um artifício engenhoso: Penélope tecia durante o dia, mas à noite desfazia todo o trabalho.

Ulisses. Maria Alberta Menéres. Edições Asa, Colecção Teia e Trama. 

Maria Alberta Menéres nos conta no seu livro "Ulisses", um livro que nos faz mergulhar na imaginação! Mas... não esqueça o aviso de Maria Alberta Menéres na introdução… pois... quem conta um conto,  acrescenta um ponto!

“ É esta história que eu vos vou contar. Quem conta, é bem certo que acrescenta um ponto. Oh, mas quando eu conto, são tantos os pontos sempre a acrescentar, que mesmo com esforço não conseguiria nunca tais pontos…bem, todos os pontos contar!”

“(…) e depois era uma história de um herói de mil façanhas chamado Ulisses que viveu" aventuras e desventuras…”

... e que vivia numa terra que ele amava, a bela Ítaca....com lendas de encantar...e que se viu tantas vezes sujeito aos caprichos dos seus deuses...

Fonte :http://oquegostamosdeler.blogspot.com/2007/12/resumo-do-livro-do-ulisses.html 

ATIVIDADE 2

O(A) professor/a combina com as crianças uma vivência  em sala de aula. Cada criança escolhe o personagem que irá representar. Em seguida, organiza uma dramatização com as crianças combinando como será a vestimenta dos personagens, os objetos que irão usar, as ações que irão realizar. Para transformar a sala de aula no cenário, questione:

  1. Onde poderia ser o mar?
  2. Quais objetos da sala poderíamos transformar no barco de Ulisses?
  3. Que roupas iremos usar?

Após o jogo simbólico, o/a professor/a conversa sobre como foi a brincadeira e depois relembra as características dos personagens, listando em um cartaz. Solicitar que registrem através do desenho e da escrita as cenas principais da brincadeira.                                                                

ATIVIDADE 3

Propor que desenhem os personagens que aparecem na odisséia.Para esta atividade podemos usar giz de cêra e lápis hidrocor.

ATIVIDADE 4

Depois de vivenciar o jogo dramático. Combine uma  apresentação da história  para as outras crianças da escola contando as aventuras do herói grego. Organize o cenário com caixa de papelão pintada pelas crianças com as cenas da história. Defina quem será os personagens a partir dos ensaios com as crianças e os critérios estabelecidos por elas para a escolha dos personagens. Combine que tragam lençóis coloridos para ser a  vestimenta dos gregos. Os acessórios como a coroa pode ser confeccionado pela professora que será a narradora da história. Organize bilhetes convidando as salas para assistir no dia definido, local e hora.

        

Recursos Complementares

Não há recursos complementares.

Avaliação

Observar se o/a aluno/a:

Participa com interesse da atividade proposta.

Relata oralmente ações dos personagens da história.

Colabora com o grupo no jogo simbólico.

Expressa através de desenho o que compreendeu da história.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.