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Jogos Olímpicos Rio 2016: avaliando a realização de um grande evento na cidade do Rio de Janeiro

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Organizar um debate com os colegas através de pesquisa e seleção de material;

Participar da avaliação de um grande evento através da participação do "Júri Simulado";
Levantar questões de relevância para legitimar os argumentos do seu grupo – defesa ou promotoria;
Dividir tarefas entre os colegas do grupo para sedimentar e organizar os argumentos do grupo;
Participar na função determinada para que a atividade tenha êxito;
Refletir sobre os critérios de avaliação para a escolha de um mega evento para uma cidade e um país

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria importante os alunos terem acompanhado a escolha da cidade sede para as olimpíadas de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, pois demonstraria interesse e uma leitura prévia para as atividades propostas.

Estratégias e recursos da aula
Caro Professor, nesta aula inicial devemos contextualizar a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas e, conseqüentemente, para as Para Olimpíadas de 2016. Um evento do porte de uma Olimpíada requer muita preparação e também muitos gastos financeiros, em especial, dos cofres públicos. A opinião pública, em muitos momentos se questiona sobre a validade de um evento como as Olimpíadas, afinal para a cidade e para o país que tipo de legado realmente fica? Visando ampliar o debate com os alunos vamos organizar uma atividade que deverá fomentar, estimular o debate, a pesquisa: O Júri Simulado:Rio 2016 – valerá a pena ou não ser sede olímpica e para olímpica em 2016?
Na 1ª parte desta atividade os alunos serão divididos em 4 grupos , da seguinte forma:


Grupo A – defesa – este grupo defenderá o evento do Rio 2016:
Poderá ter 2 defensores de argumentação, aqueles que farão o debate; 4 auxiliares; 3 pesquisadores;

Grupo B- promotoria - este grupo levantará questões contrárias ao evento do Rio 2016.
Poderá ter 2 defensores de argumentação;4 auxiliares;3 pesquisadores.

Grupo C- Júri – serão os responsáveis pelo julgamento das argumentações das partes, poderá ter 10 jurados;

Grupo D – testemunhas, sendo 3 acusação e 3 de defesa

Juiz- deverá ser o professor.

Fonte:

http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/24-06-07/Juri%20simulado%20dos%20alunos%20de%20direito%20da%20Uesp%20-%2023-06-07%20(1).jpg

Dica: Professor lembre-se que para esta 1ª aula os alunos deverão ter sido avisados, com antecedência que deverão trazer matérias de jornais, sites, e levar para esta aula que chamaremos de “Aula preparatória” para o Júri Simulado.
O material deverá estar disponível para todos os grupos, e todos os alunos deverão realizar a seleção do seu material de leitura e discussão acerca do tema: a Rio 2016.
Professor, peça aos alunos que dividam tarefas para elaborar as argumentações e levantar os assuntos relevantes, lembre-os que estando em qualquer grupo, eles deverão pesquisar questões que fundamentem as suas argumentações, sejam da promotoria, sejam da defensoria, tais como:
Esse evento será bom para a cidade? Para o País?
Os gastos terão repercussão para a sociedade, em especial, quanto à saúde, transporte, educação, turismo, segurança?
Haverá tempo hábil para a preparação da cidade?
Os espaços construídos para as competições serão revertidos após o evento para a população?
Como fica a questão ambiental,ou seja , que tipo de política haverá para esse tema??
A Rio 2016 deverá organizar, por conseguinte, as Para Olimpíadas. A Cidade do Rio de Janeiro está preparada para receber esses atletas? É uma cidade, do ponto de vista estrutural, que acolhe, que possibilita que esses indivíduos, Pessoas Portadores de Necessidades Especiais (PPNE) tenham a sua cidadania garantida?
Quem será responsável pela fiscalização dos gastos públicos?

Esses pontos devem ser abordados pelos alunos.

Nesta 2ª parte desta aula sugiro que separe os alunos pelos grupos já determinados, ou seja: promotoria, defensoria, jurados  etestemunhas. Os grupos denominados júri e testemunhas devem ficar separados dos demais para que não se influenciem pelo debate, porém, devem realizar a leitura do material selecionado.
Dica: procure auxiliar os grupos na seleção dos materiais, porém, sem emitir opiniões para que não digam que houve favorecimentos as partes.
Professor é importante estimulá-los a leitura do assunt o, a discussão do tema, porém, você deve esclarecê-los que qualquer que seja o resultado o importante é que o evento, organizado pelos alunos, tenha êxito. Para que isso aconteça todos os alunos devem se respeitar e se conscientizar que essa é uma atividade de cunho acadêmico.
Ao final desta aula ratifique esses termos de conduta. Peça aos alunos que se tiverem tempo na escola que façam mais alguma reunião para solidificarem as questões do seu grupo, que façam perguntas a outros professores de outras áreas(Língua Portuguesa, História, Geografia, etc)
Lembre-os das suas respectivas funções.
Relembre-os com algumas perguntas:
O que faz a promotoria?
O que faz a defensoria?
Qual a função do Júri?
Qual a função do Juiz?

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_5zgruxfruYM/SMMSyQkC48I/AAAAAAAAAKM/GohGh0RPxkA/S240/ARTISTA+POR+UM+DIA+J%C3%9ARI+SIMULADO+1+05+E+1+08+032.jpg

Recursos Complementares

Esses vídeos podem ajudar na elaboração do trabalho:

http://www.youtube.com/watch?v=0aHL02XjMjs

 – a turma do “contra” a Rio 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=CcsP9UjbwSc

Projetos para a Cidade do Rio de Janeiro nas Olimpíadas de 2016


http://www.youtube.com/watch?v=75jLzin-ahU 

O governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral fala sobre Projeto Olímpico do Rio 2016 no jornal Bom Dia Rio. Segunda, 5 de Outubro de 2009.

Avaliação

O processo avaliativo desta aula dar-se-á através do levantamento de materiais que os alunos trouxeram para a seleção dos seus argumentos;
A participação dos alunos nos debates;
A organização para a realização do “Júri Simulado”.

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