02/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Vivenciar um jogo simbólico.
Ouvir e recontar uma história.
Colaborar com o grupo no jogo simbólico.
Expressar através de desenho o que compreendeu da história.
Leitura da Odisséia.
Leia a passagem de Ulisses pelas Sereias. Sugira uma brincadeira simbólica em torno dessa passagem.Solicite que imaginem sobre o que aconteceria se Ulisses não tivesse todo amarrado?
fonte: http://slidescorepoesia.com/galeria_waterhouse.htm
Segue o trecho da história que está disponível em:
www.prof2000.pt/users/dfpinto/Viagem/viagem.htm
Professor/a aproveite o momento da conversa para fazer referência de outras histórias que possuem sereias. Pergunte qual a diferença e semelhança entre as sereias. Nesse momento, registre em um cartaz as histórias que as crianças listarem.
http://www.lumiarte.com/luardeoutono/borges1.html
http://www.diario-da-tereza.com.br/2009/05/mitologia.html
O/A professor/a poderá ouvir a música o canto das sereias de Marcos Viana.
acessando: www.youtube.com/watch?v=mA-t6nDkmVE
Converse sobre as características dos personagens da odisséia como: Ulisses, Penélope, as Ninfas, os Monstros. Proponha que retratem os personagens através de colagem. Esta atividade deve ser feita em pequenos grupos. Exponha a produção das crianças.
http://www.galgos.com.br/cms/index.php/menartigos/46-catartigos/247-argos-o-galgo-de-ulisses
http://alternativaequal.blogspot.com/2009/01/o-verdadeiro-final-da-odisseia-pos.html
Materiais necessários:
Papel colorido de tamanhos, formas e cores variados,
Canudos cortados,
Gliter,
Retalhos de tecidos,
3ª ATIVIDADE
Ouvir a música a lenda das sereias cantada por Marisa Monte. Após ouvir a música várias vezes e aprender a cantar. Solicite que escrevam e desenhem de memória o trecho da música que mais gostaram. A letra da música deve ser escrita na forma de um painel para ser fixada na sala de aula com os desenhos de cada criança ao lado.
Assista o vídeo da música acessando o link:www.youtube.com/watch?v=mBmb3U-fsSo
4ª ATIVIDADE
Propor a criação de vários movimentos com o corpo seguindo o ritmos da música tais como: rodar com os braços para cima e para baixo, ir para frente e para trás. girar para um lado e para o outro. Após experimentar vários movimentos combinar uma coreografia para ser apresentada para os colegas da escola.
O Folclore Brasileiro Ilustrado, Mitos e Lendas do Brasil
O Folclore Brasileiro Ilustrado, Mitos e Lendas do Brasil
Observar se o/a aluno/a:
Participa com interesse da atividade proposta.
Relata oralmente a história.
Colabora com o grupo no jogo simbólico.
Expressa através de desenho o que compreendeu da história.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!