Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gatos famosos

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir, cantar e apreciar uma poesia cantada.
- Observar e identificar características de personagens conhecidos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os hábitos, gostos e cuidados dos gatos.

Estratégias e recursos da aula
                                       

• Música “O Gato” de Vinícius de Moraes

http://letras.terra.com.br/vinicius-demoraes/87215/

• Retroprojetor
• Álbum de fotografias
• Imagens de gatos famosos


Professor, peça aos alunos para que escutem a música de Vinícius de Moraes e tentem descobrir sobre quem é. Aproveite para apresentar o cantor à turma, sua obra e vida.
Depois da descoberta feita pela turma lance outro desafio: entregue uma folha com a letra da música, mas faltando algumas palavras para eles completarem enquanto ouvem a música.
Assim que tiverem finalizado, coloque a letra da música no quadro, cante com a turma e vá preenchendo com as palavras identificadas por eles. Este momento é ideal para rever ou exercitar o uso de letras com: g/j, r/ rr, ão/am ...
Toque novamente para que a turma e o professor possam cantar e brincar com a música, criando gestos ou um karaokê.
Apresente imagens de gatos famosos (Gato de Botas, Garfield, Tom e etc.) e organize uma lista de outros conhecidos pelos alunos. Montem, com a turma, um álbum com as imagens e com informações sobre os gatos.


           Ex: Qual o filme ou livro que o tornou famoso?
                 Suas características físicas?
                 Suas preferências e gostos?
                 Há quantos anos existe?
                 Quem foi o seu criador?


Durante a semana, a turma pode trazer mais imagens e informações de gatos famosos para acrescentar ao álbum.

Recursos Complementares

Sugiro que o professor crie um momento na sala de aula para ler histórias, ouvir músicas ou declamar poesias para a turma sobre outros gatos para que se tornem famosos e façam parte do álbum.


Histórias:

• O Gato Massamê e tudo aquilo que ele vê – Ana Maria Machado, Ed.Ática
• História engatada – Sylvia Orthof, Ed.Brada
• O gato que pulava em sapato – Fernanda Lopes de Almeida, Ed. Ática
• O gato malhado e a andorinha sinhá – Jorge Amado, Ed. CIA das Letras


Músicas:

• O gato xadrez - Caio e Douglas

http://letras.terra.com.br/caio-douglas/971273/

• História de Uma Gata - Os Saltimbancos

http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/

• Tem gato na tuba – João de Barro

http://letras.terra.com.br/joao-de-barro/1408753/

Poesias:

• O gato xadrez – Maria Mazzeti

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/757785


• Acidente – José Paulo Paes

http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html#acidente

Avaliação

Avalie a participação oral e escrita dos alunos durante as atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.