10/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Discutir sobre o significado de “um dia daqueles”.
- Ouvir e trocar opiniões a partir de suas experiências sobre o tema abordado.
- Compreender o vocabulário, utilizando o significado da expressão e aplicando de forma livre e criativa.
- Produzir texto a partir da espressão: "Um dia daqueles".
Ter o domínio do código da escrita.
- folha pautada ou caderno
O professor deverá lançar a questão sobre o que entendem por “um dia daqueles”.
Vocês já tiveram “um dia daqueles” ? Como foi esse dia ?
Então conversar com os alunos, levantando as hipóteses deles para a expressão.
Poderá surgir ideias de situações difíceis, como também representar ao contrário, um dia de sorte ou sucesso.
A proposta então seria a de lançar ao grupo um desafio a pensar e trocar interpretações sobre o tema, exatamente gerando contexto, a partir da discussão.
Permitir que os alunos reconheçam que não existe uma única resposta, um certo ou errado para a expressão, mas que é possível admitir diferentes significados a partir do contexto em que ela se insere.
Sabe um dia daqueles . . . Desafiar o grupo a dar asas à imaginação.
Propor então a criação de texto a partir desse título: Um dia daqueles, em folha pautada ou caderno.
O professor poderá ler o livro: Um dia “daqueles” para crianças - Greive, Bradley Trevor- Tradução de Jorgensen, Pedro. Sextante Infantil, 2008.
O professor deverá acompanhar o envolvimento dos alunos durante a atividade: da discussão sobre um dia daqueles à produção da escrita individual.
Propor aos alunos que façam uma leitura oral de seus textos para a turma.
Garantir espaço para as diferentes opiniões em torno do dia daqueles de cada um.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!