17/02/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Em sala de aula com computador (LIEd, sala de aula digital, etc.) os alunos são convidados a adotaram postura de investigadores em que testarão suas hipóteses no programa de simulação Salts and Solubility ("Sais e Solubilidade"), disponível em http://phet.colorado.edu/simulations.
Peça aos alunos que escrevam como deve ser a equação da reação de dissolução do cloreto de sódio. Informe que não é necessário escrever a resposta certa, mas como imaginam que seja. Suas hipóteses serão testadas no software.
Em seguida, peça que explorem o programa livremente.
Após alguns minutos de exploração livre, proponha os seguintes desafios:
1. Use o programa Salts and Solubility ("Sais e Solubilidade") para testar suas idéias sobre o processo de dissolução.
2. Escreva de forma resumida como seria o fenômeno de dissolução incluindo ilustrações.
3. A equação que seu grupo escreveu no início da aula corresponde ao que viram no simulador? Se for necessário, reescreva a equação com suas novas idéias (não apague a equação feita inicialmente). [Nesse momento é importante estimular um ambiente livre , ainda que orientado, onde os alunos possam trocar idéias entre si. Chame atenção sobre como estão os íons do sal antes de entrarem em contato com água e como ficam após o contato. Como isso é representado na equação?]
4. Teste suas idéias com os outros 6 sais no simulador e escreva as suas reações de dissolução.
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Caso disponha de mais tempo, sugere-se outros desafios:
Cloreto de sódio é considerado um sal solúvel enquanto outros sais são considerados pouco solúveis.
5. Desenhe um copo contendo água. Desenhe quanto de sal solúvel (como o cloreto de sódio) se dissolveria em água. Explique como você decidiu quanto de sal desenhar.
6. Desenhe outro copo contendo água e desenhe quanto de sal pouco solúvel (como o brometo de prata) se dissolveria em água. Explique como você decidiu quanto de sal desenhar.
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Observou-se melhor desempenho dos alunos em turmas com aulas sequenciais ("períodos geminados") do que naquelas cujas aulas são em dias diferentes.
O programa "Sais e Solubilidade" não se esgota facilmente, podendo ser utilizado com outros objetivos, desenvolvendo outras habilidades e competências. Pode-se, por exemplo, explorá-lo para determinar fórmulas de sais a partir das diferentes cargas ou pela proporção entre seus íons.
Considerando a riqueza de representações utilizadas pelos alunos, a avaliação diagnóstica (ver a seguir) é indicada. A análise das interpretações dos alunos têm se mostrado úteis ao professor a entender o ponto de vista (microscopica e macroscopicamente) dos alunos e planejar as estratégias e abordagens para as aulas seguintes.
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24/03/2010
Sem estrelasCom esta ajuda as aulas se tornarão mais dinâmicas.
24/03/2010
Sem estrelasMuito prática e interessante.Capaz de atrair a atenção do aluno na busca deste conhecimento