Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Deu gato na história!

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Elaborar uma história a partir de um trava-língua.
- Ampliar um pequeno texto com suas idéias e de seus colegas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter brincado com trava-línguas.

Estratégias e recursos da aula
                                       

• Quebra-cabeça do trava-língua
• Folha de papel ofício ou caderno


Pergunte se a turma lembra de algum trava-língua? Como se brinca?
Aproveite professor, às respostas dadas pela turma e registre, no quadro ou num papel 40Kg, brinque com os trava-línguas.
Apresente outros trava-línguas para os alunos e peça para que observem as semelhanças presentes em cada um. Leve os alunos a perceberem as repetições de palavras parecidas, como a repetição insistente de sons, isso gera dificuldades na hora de pronunciar e quem tenta falar depressa, corre o risco de enrolar a língua.
             Ex:
                  Num ninho de mafagafos
                  Tinham seis mafagafinhos
                  Quem os desmafagafizar
                  Bom desmafagafizador será


O vento perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.


- O seu Tatá tá?
- Não, o seu Tatá não tá, mas a mulher do seu Tatá tá. E quando a mulher do seu Tatá tá, é a mesma coisa que o seu Tatá tá, tá?
- Tá.


- Qual é o doce mais doce que o doce de batata doce?
- O doce mais doce que o doce de batata doce é o doce feito com o doce do doce de batata doce.

Em seguida, apresente o trava-língua do gato escondido, em forma de quebra-cabeça, para ser montado, pois as palavras estão embaralhadas. Talvez seja uma boa ideia dividir a turma em pequenos grupos ou duplas.
Conforme os grupos forem terminando de montar o quebra-cabeça, oriente a leitura que deve ser feita cada vez mais rápida.
Estimule os alunos a imaginar sobre o gato e faça algumas perguntas para serem respondidas por escrito .


               • Onde estava o gato?
               • Como era o gato?
               • Que nome você daria ao gato?

Depois peça para usarem essas respostas na elaboração de uma história sobre o gato do trava-língua.
Os alunos que desejarem ler suas produções, podem fazer; ou combine com a turma um sorteio para dar oportunidade a todos.

                                       
Recursos Complementares

A turma pode criar novos trava-línguas e ilustrá-los, ou organizar um campeonato de leitura e criação de trava-línguas.

Avaliação

A leitura da história produzida por cada aluno levará o professor a perceber se as respostas foram respondidas e como foram utilizadas. Além disso, a participação, o envolvimento da turma na realização de cada atividade também deve ser avaliadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.