09/11/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Elaborar uma história a partir de um trava-língua.
- Ampliar um pequeno texto com suas idéias e de seus colegas.
Ter brincado com trava-línguas.
• Quebra-cabeça do trava-língua
• Folha de papel ofício ou caderno
Pergunte se a turma lembra de algum trava-língua? Como se brinca?
Aproveite professor, às respostas dadas pela turma e registre, no quadro ou num papel 40Kg, brinque com os trava-línguas.
Apresente outros trava-línguas para os alunos e peça para que observem as semelhanças presentes em cada um. Leve os alunos a perceberem as repetições de palavras parecidas, como a repetição insistente de sons, isso gera dificuldades na hora de pronunciar e quem tenta falar depressa, corre o risco de enrolar a língua.
Ex:
Num ninho de mafagafos
Tinham seis mafagafinhos
Quem os desmafagafizar
Bom desmafagafizador será
O vento perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
- O seu Tatá tá?
- Não, o seu Tatá não tá, mas a mulher do seu Tatá tá. E quando a mulher do seu Tatá tá, é a mesma coisa que o seu Tatá tá, tá?
- Tá.
- Qual é o doce mais doce que o doce de batata doce?
- O doce mais doce que o doce de batata doce é o doce feito com o doce do doce de batata doce.
• Onde estava o gato?
• Como era o gato?
• Que nome você daria ao gato?
Depois peça para usarem essas respostas na elaboração de uma história sobre o gato do trava-língua.
Os alunos que desejarem ler suas produções, podem fazer; ou combine com a turma um sorteio para dar oportunidade a todos.
A turma pode criar novos trava-línguas e ilustrá-los, ou organizar um campeonato de leitura e criação de trava-línguas.
A leitura da história produzida por cada aluno levará o professor a perceber se as respostas foram respondidas e como foram utilizadas. Além disso, a participação, o envolvimento da turma na realização de cada atividade também deve ser avaliadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente