06/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias LIma
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Classificar as atividades econômicas em ramos (extrativismo, mineração, agricultura, pecuária, indústria, comércio, serviços).
• Classificar as atividades econômicas em setores (primário, secundário, terciário).
• Relacionar profissões aos diferentes ramos e setores da atividade econômica.
•Reconhecer o desenvolvimento científico e tecnológico como meio de ampliar
a produtividade do trabalho humano.
Não há necessidade de conhecimento prévios
-aula interativa
-leitura de texto
-pesquisa
-dinâmica de grupo
-exposição de idéias
-debate
-interpretação de gravuras
1º Passo
- O professor propõe aos alunos uma brincadeira para que possam adivinhar diferentes profissões, utilizando a mímica como estratégia. O aluno vai à frente da sala e representa com gestos a profissão que exerce e o restante da turma deverá identifica-la.
- À medida que as profissões são descobertas pela turma, o professor registra-as no quadro e depois de completa será lida pelo professor e por alguns alunos.
2º Passo
- O professor leva para a sala cartazes com títulos dos setores econômicos, ilustrados com profissionais do setor e explica cada um deles ( ver recursos complementares)
Setor Primário | Setor Secundário | Setor Terciário |
http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&sa=1&q=agricultores&aq=0&oq=agricultor&start=0
http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&sa=1&q=industrial&aq=3&oq=industria&start=0
http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&q=profiss%C3%B5es&sa=N&start=80&ndsp=20
3º Passo:
- O professor mostra para os alunos em forma de cartaz a notícia do Jornal Estado de Minas do dia 13/10/2009:
RETOMADA
A boa notícia: procura por trabalhadores é crescente em todas as regiões de Minas.
A má noticia: muitas vezes, as vagas não são preenchidas por falta de qualificação.
Fonte: Jornal Estado de Minas-13/10/2009
- O professor propõe a análise da manchete do jornal discutindo com os alunos as questões:
- Lendo apenas a manchete, qual será o assunto da notícia?
-Qual a sua opinião sobre o assunto?
-Você concorda com a afirmativa de que as vagas não são preenchidas?
-Quem sabe explicar o motivo da dificuld ade para preenchimento de vagas no setor de emprego?
4º Passo:
O professor propõe a realização das atividades abaixo:
- A que região do Brasil se refere a manchete?
- Marque com um (X) as afirmativas contidas na manchete do jornal:
( )Muitas vagas de trabalho não são preenchidas por falta de qualificação dos trabalhadores.
( ) Existe muita procura por trabalhadores em Minas Gerais.
( ) A manchete do jornal afirma que em outros Estados do Brasil não existe procura por trabalhadores.
( ) A procura por trabalhadores é grande também no Nordeste do Brasil.
5º Passo:
O professor traz para os alunos imagens do setor agrícola em diferentes épocas e propõe a seguinte discussão:
-O que você pode ver na primeira gravura?
-O que você observa na segunda gravura?
-Qual atividade econômica podemos observar nestas gravuras?
-A qual setor das atividades econômicas elas pertencem?
-Que diferença podemos observar nas duas gravuras?
-A que época se refere a primeira gravura?
-A que época se refere a segunda gravura?
O professor coloca a seguinte situação para debater com os alunos:
-Você pode observar modificações importantes no setor agrícola.
Que conseqüências estas transformações trouxeram para a produção de alimentos?
( Levar os alunos a identificarem que uma tecnologia mais avançada proporciona um aumento significativo na produção dos alimentos).
Que conseqüências estas transformações trouxeram para a vida do trabalhador?
( Os alunos devem perceber que uma modernização do campo requer uma mão de obra mais especializada)
Você vê alguma relação destas modernizações do campo com a notícia do Estado de Minas sobre a questão do emprego em Minas Gerais?
Setor Primário: Está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza.A agricultura, a mineração, a pesca, a pecuária,o extrativismo e a caça.
Setor Secundário:transforma a matéria prima produzida no setor primário em produtos industrializados.A fabricação de roupas ,máquinas,alimentos industrializados ,eletrônicos casas e etc...
Setor terciário: é relacionado à prestação de serviços. O comércio a educação,a saúde transportes,telecomunicações, seguro,serviço de limpeza e outros.
A avaliação será continua e o professor terá oportunidades no desenvolvimento das atividades de observar se o aluno aprendeu alguns conceitos trabalhados.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/11/2011
Cinco estrelasme ajudou mto
09/04/2010
Cinco estrelasA atividade proposta leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, incentiva a produção do conhecimento pelo próprio aluno e as interações com textos verbais e não verbais, diálogo, troca de experiências. O que se traduz numa aprendizagem significativa e prazerosa. Parabéns.