23/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Esta aula contribuirá para que o aluno identifique, classifique e empregue adequadamente os pronomes oblíquos o e a em situações textuais.
O aluno já deverá saber o conceito de pronome, sua classificação e função textual.
1ª aula:
O professor sugere que os alunos façam individualmente o seguinte exercício.
Em seguida, o professor deverá corrigir o exercício em sala, socializando as respostas.
Após a correção do exercício, o professor apresenta aos alunos algumas tiras para exemplificar alguns pronomes oblíquos. Durante a exposição das tiras, o professor pergunta aos alunos a que ou a quem se referem os pronomes:
1 –
Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-242.html (acessado em 14 de outubro de 2009)
• Levá-la: levar a menina (Sally)
2 -
Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-239.html (acessado em 14 de outubro de 2009)
• Eliminá-lo: eliminar o adversário
3 -
Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-237.html (acessado em 14 de outubro de 2009)
• Olhá-lo: olhar ele
4 –
Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/08/peanuts-1959-tira-231.html (acessado em 14 de outubro de 2009).
• Selecioná-las: selecionar as pedras
É importante dizer aos alunos que lo, las, la e no, na e nos, nas referem-se aos pronomes oblíquos o, a, os e as, os quais sofrem modificações no som e na escrita, quando vêm após alguns verbos, como exemplificado nos exemplos dados.
Como lição de casa, o professor solicita que cada aluno cole em seu caderno frases de artigos de revistas e/ou jornais que apresentem essas modificações nos pronomes oblíquos.
2ª aula:
O professor pergunta aos alunos se eles tiveram dificuldades em encontrar exemplos de pronomes oblíquos. Em seguida, será feita a correção coletivamente. O professor deixa livre para quem quiser responder.
Após ouvir todas as respostas e discuti-las, o professor deverá provocar discussões, tais como:
• Por que os pronomes o e a sofreram mudanças e se transformaram em lo(s), la(s)?
• Essa mudança tem alguma relação com os verbos? Explique.
• Por que os pronomes o e a sofreram mudanças e se transformaram em no(s) e na(s)?
Depois de ouvir todas as respostas, o professor deverá fornecê-las aos alunos:
1. Verbos terminados em -r, -s ou –z acrescenta-se "-l" antes da forma do pronome (-lo, -la, -los, -las).
Exemplo:
a) Os meninos vão tirar a bola dali.
Os meninos vão tirar + (l)a dali.
Os meninos vão tirá-la dali.
b) Vou vender um cachorro.
&nb sp;
Vou vender + (l)o.
Vou vendê-lo.
2. Verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão e -õe) acrescenta-se "-n" antes da forma do pronome (-no, -na, -nos, -nas).
Exemplo:
a) Eles tinham aquele cachorro como seu.
; & nbsp;
Eles tinham-o como seu. (Inadequado)
Eles tinham-no como sei. (Adequado)
b) Enviaram a carta pelo correio.
Enviaram-a pelo correio. (Inadequado)
Enviaram-na pelo correio. (Adequado)
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Gramática - Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2006.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática, texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 2004.
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=30392.0
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/08/peanuts-1959-tira-231.html
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-237.html
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-239.html
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-242.html
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_14/2007/10/01/em_noticia_interna,id_sessao=14&id_noticia=31844/em_noticia_interna.shtml (acessado em 20 de outubro de 2009).
A avaliação será feita da seguinte forma: serão dadas duas fábulas aos alunos e eles deverão reescrevê-las, substituindo pelos pronomes oblíquos adequados. Segue sugestões de duas fábulas ( Liga das Nações e A galinha dos ovos de ouro), disponível no site: Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=30392.0 (acessado em 14 de outubro de 2009). Lembrando aos professores que deverá ser feita alterações nas fábulas para que os alunos as reescreva com os pronomes oblíquos adequados.
Após o exercício ser concluído, o professor deve reler o texto, mostrando os locais corretos para o emprego dos pronomes oblíquos e tirando as dúvidas dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/10/2010
Quatro estrelasaula simples e completa, o aluno consegue, facilmente, determinar o que está escrito e assimilar o conteúdo sem complicações vocabulares.
12/05/2010
Quatro estrelasAs tirinhas são ótimas para os alunos perceberem o uso dos pronomes oblíquos