Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Métodos Descritivos - Rotação

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o processo de rotação.

Executar a rotação de pontos

Obter a verdadeira grandeza de retas genéricas

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer o conceito de projeção em verdadeira grandeza, bem como as circunstâncias em que esta pode ser obtida. Deverão preferencialmente, conhecer, as classificações das retas. 
Estratégias e recursos da aula

     Atualmente, o planejamento de grande parte das atividades sobre o conteúdo de geometria descritiva procure explorar os recursos interativos da geometria dinâmica. No entanto, nessa sugestão de aula, propomos deixar um pouco de lado o laboratório de informática e emprestar um aspecto mais lúdico ao estudo dos métodos descritivos. 

      Dentre todos os métodos, a rotação talvez seja a mais fácil de compreender, posto que o movimento de pontos girando em torno de um eixo integra nosso cotidiano em várias situações, como, por exemplo:

-  nas pás dos liquidificadores que preparam nossos sucos e vitaminas.

-  Nas hélices dos ventiladores que ajudam a nos refrescar nos dias quentes.

- Nas hélices dos helicópteros cada vez mais freqüentes nos céus dos grandes centros urbanos.

     Assim, o tratamento dado ao estudo da rotação, enquanto método descritivo, resume-se, praticamente, a formalizar uma noção que os alunos, intuitivamente, já possuem.

     Embora, em alguns casos, seja necessária mais de uma rotação para solucionar a questão, sugerimos que sejam abordadas apenas as situações que requeiram a rotação em torno de apenas um eixo (de topo ou vertical) para a conclusão do problema.

      O professor, ao iniciar a aula, deverá dividir a turma em pequenos grupos (não mais de 3 integrantes) e deverá entregar a cada equipe um os seguintes materiais:

-  Uma haste de madeira ou plástico (canudos e palitos de churrasco prestam-se muito bem a esse fim).

-  Um pedaço de barbante ou corda fina, com aproximadamente 50 cm de comprimento.

-  Um grão de feijão ou uma pedra pequena

 - Uma folha de papel A3, para construção da épura.

     A sala de aula deverá ser arrumada de modo que os alunos possam utilizar as mesas como referência de plano horizontal de projeção e a parede como referência ao plano vertical, não devendo a atividade prática ocupar mais que um tempo de aula ( 50 minutos). 

Obs.: Parede e chão constituirão apenas referências para o trabalho, devendo o professor estar atento para evitar danos à pintura ou ao mobiliário da escola.

     Cada grupo deverá ocupar uma mesa para realizar o exercício proposto, que consistirá em investigar quais tipos de reta podem ter a sua posição relativa ao sistema alterada – mudando de classificação – por meio do emprego da rotação de um ponto, descrita em um plano sempre paralelo a um dos planos de projeção. Os pontos que definem as retas serão representados pelas pontas do barbante: uma delas atada ao grão de feijão e outra à haste ou canudo. Esta última extremidade desempenhará o papel do ponto “aprisionado” pelo eixo(haste), no intuito de simplificar ao máximo a operação. Todas as variações identificadas deverão ser registradas em épura, evidenciando-se os casos em que a utilização do método permitiu a obtenção de projeções em V.G..

     Para evitar dispersão e brincadeiras inadequadas com o material, cada grupo deverá seguir um roteiro de atividades previamente preparado pelo docente, que poderá, a seu critério, estabelecer as tarefas que cada membro deverá desempenhar no trabalho.

     Na etapa seguinte, o professor passará a analisar com a turma os resultados obtidos na pesquisa e a propriedade no registro das informações. Além disso, deverá associar os elementos utilizados na atividade prática aos entes geométricos que estruturam o método da rotação.

     Analisados todos os aspectos do processo, o professor poderá, concluir a aula propondo a realização de exercícios onde os alunos deverão, por meio da aplicação de apenas uma rotação, obter a verdadeira grandeza de retas representadas em épura.

Recursos Complementares

Avaliação
O professor poderá avaliar a aula a partir da participação dos alunos na atividade prática, bem como na realização dos exercícios propostos.  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.