29/10/2009
Regina Loureiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
O aluno será capaz de identificar as frações como representação de quantidades e reconhecer a fração como uma divisão.
O aluno deverá criar uma receita (com símbolos fracionários) utilizando os conhecimentos trabalhados e depois copiá-la escrevendo as frações com palavras, mostrando que compreendeu a relação entre a fração e a quantidade estipulada.
Com base no tema desenvolvido no período com a turma: Folclore. A professora pede para que os alunos tragam uma receita de um bolo característico do tema (milho, cenoura, aipim, ...) para ser lida e interpretada em sala.
No dia programado para a atividade a turma é dividida em grupos e os componentes deverão destacar da receita os ingredientes e as quantidades referentes a cada um deles, que estiverem representadas por uma numeração ainda não trabalhada por eles.
Exemplo: ¼ de xícara de açúcar, ½ xícara de leite,...
Em seguida a professora registra no quadro as frações destacadas da receita e pergunta à turma se eles têm ideia de como são lidas essas quantidades (frações).
A partir daí a professora apresenta para os alunos que cada parte da fração possui uma
função (não citando ainda a nomenclatura dos termos). A parte escrita acima do numerador é lida normalmente: um, dois, três,...Já a parte que fica abaixo do traço, é lida de outra forma: 2 – meio; 3 – terço; 4 – quarto e assim por diante.
O aluno deverá criar uma receita (com símbolos fracionários) utilizando os conhecimentos trabalhados e depois copiá-la escrevendo as frações com palavras, mostrando que compreendeu a relação entre a fração e a quantidade estipulada.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!