Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fração como representação de medidas

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Regina Loureiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar as frações como representação de quantidades e reconhecer a fração como uma divisão.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá criar uma receita (com símbolos fracionários) utilizando os conhecimentos trabalhados e depois copiá-la escrevendo as frações com palavras, mostrando que compreendeu a relação entre a fração e a quantidade estipulada.

Estratégias e recursos da aula
                   

Com base no tema desenvolvido no período com a turma: Folclore. A professora pede para que os alunos tragam uma receita de um bolo característico do tema (milho, cenoura, aipim, ...) para ser lida e interpretada em sala.
No dia programado para a atividade a turma é dividida em grupos e os componentes deverão destacar da receita os ingredientes e as quantidades referentes a cada um deles, que estiverem representadas por uma numeração ainda não trabalhada por eles.

Exemplo: ¼ de xícara de açúcar, ½ xícara de leite,...

Em seguida a professora registra no quadro as frações destacadas da receita e pergunta à turma se eles têm ideia de como são lidas essas quantidades (frações).
A partir daí a professora apresenta para os alunos que cada parte da fração possui uma
função (não citando ainda a nomenclatura dos termos). A parte escrita acima do numerador é lida normalmente: um, dois, três,...Já a parte que fica abaixo do traço, é lida de outra forma: 2 – meio; 3 – terço; 4 – quarto e assim por diante.

Avaliação

O aluno deverá criar uma receita (com símbolos fracionários) utilizando os conhecimentos trabalhados e depois copiá-la escrevendo as frações com palavras, mostrando que compreendeu a relação entre a fração e a quantidade estipulada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.