29/10/2009
Regina Loureiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
O aluno será capaz de identificar as frações como representação de uma quantidade e reconhecê-las como uma divisão. E a partir daí, serão capazes, também, de representa-las graficamente.
Com a turma dividida em grupos, a professora entrega para cada grupo, 4 tiras de cartolina, de tamanhos iguais e cores diferentes e pede que os alunos trabalhem com essas tiras da seguinte forma: uma tira fica inteira, uma deverá ser dobrada em duas partes iguais, uma deverá ser dobrada em 4 partes iguais e a última deverá ser dobrada em 8 partes iguais. (as cores podem ser estipuladas de acordo com o número de partes que o inteiro foi dividido, podendo variar também o número de partes)
Em cada uma das tiras dobradas, deve ser colocado o símbolo fracionário referente a cada uma delas.
INTEIRO
Depois do trabalho confeccionado a professora lança perguntas e cada grupo, livremente, pode responder:
► Se eu tirar uma parte de cada figura representada, qual será a maior fração?
►Qual a maior fração, 2/8 ou ½ ?
►Que fração representa a metade do inteiro dividido em 8 partes?
►Se eu tirar ¼ do inteiro dividido em 4 partes, que fração restará?
E assim outras perguntas surgirão da própria turma, ampliando cada vez mais o raciocínio lógico da turma sobre o assunto desenvolvido.
Fichas com gráficos que deverão ser representados por uma fração. Indicando também frações que deverão ser representadas graficamente. Depois cada aluno fará um gráfico representado por uma fração escolhida por ele, mostrando que os conceitos foram assimilados.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/11/2010
Cinco estrelasAii, Poxaa Amei!! Exelente aula!