Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Unidades que são coleções e frações que indicam operações

 

23/02/2010

Autor e Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Regina Loureiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da atividade o aluno deverá ser capaz de identificar, calcular e representar uma parte de um todo, ou seja, calcular uma fração de uma quantidade determinada através de uma divisão.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de fração e representação numérica.

 Noção de representação numérica e gráfica da fração.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos divididos em grupos, recebem 5 retângulos quadriculados iguais, cada um com 18 quadradinhos.

Cada retãngulo deverá ser divido de uma forma:

o 1o. será dividido ao meio 

o 2o. será dividido em 3 partes iguais

o 3o. será dividido em 6 partes iguais

o 4o. será dividido em 9 partes iguais

o 5o. continuará 1 inteiro

 A partir dessa organização, podemos resolver exercícios através de perguntas:

- Qual é a maior fração: ½ ou 1/6 ?
- Quantos 1/9 formam 1/3?

- Compare 3/6 e 1/2. O que percebemos?

Depois poderá ser trabalhada uma atividade de cálculo mental com fração da seguinte maneira.

Um aluno sorteia de um saco uma fração que deverá ser calculada do total de quadradinhos(18).

Exemplo: o aluno de um grupo sorteou a fração um nono, outro aluno de outro grupo, escolhido por aquele que sorteou a fração, deverá responder quantos quadradinhos teremos em um nono de 18. E assim por diante.
As frações colocadas para serem sorteadas, deverão ser cuidadosamente preparadas ( contendo os divisores do denominador) para que dividam o inteiro exatamente.

Recursos Complementares
Essa atividade pode ser realizada no chão,  em papel 40 kg ou em papel pardo.
Avaliação

A avaliação será feita a partir da participação dos alunos na atividade.

O trabalhar com outras malhas quadriculadas deve ser feito, associando as frações que deverão ser retiradas das mesmas, além de serem trabalhadas fichas com operações que envolvam cálculos fracionários. Assim poderá ser verificado o entendimento do conteúdo trabalhado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.