23/02/2010
Regina Loureiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ao final da atividade o aluno deverá ser capaz de identificar, calcular e representar uma parte de um todo, ou seja, calcular uma fração de uma quantidade determinada através de uma divisão.
Conceito de fração e representação numérica.
Noção de representação numérica e gráfica da fração.
Os alunos divididos em grupos, recebem 5 retângulos quadriculados iguais, cada um com 18 quadradinhos.
Cada retãngulo deverá ser divido de uma forma:
o 1o. será dividido ao meio
o 2o. será dividido em 3 partes iguais
o 3o. será dividido em 6 partes iguais
o 4o. será dividido em 9 partes iguais
o 5o. continuará 1 inteiro
A partir dessa organização, podemos resolver exercícios através de perguntas:
- Qual é a maior fração: ½ ou 1/6 ?
- Quantos 1/9 formam 1/3?
- Compare 3/6 e 1/2. O que percebemos?
Depois poderá ser trabalhada uma atividade de cálculo mental com fração da seguinte maneira.
Um aluno sorteia de um saco uma fração que deverá ser calculada do total de quadradinhos(18).
Exemplo: o aluno de um grupo sorteou a fração um nono, outro aluno de outro grupo, escolhido por aquele que sorteou a fração, deverá responder quantos quadradinhos teremos em um nono de 18. E assim por diante.
As frações colocadas para serem sorteadas, deverão ser cuidadosamente preparadas ( contendo os divisores do denominador) para que dividam o inteiro exatamente.
A avaliação será feita a partir da participação dos alunos na atividade.
O trabalhar com outras malhas quadriculadas deve ser feito, associando as frações que deverão ser retiradas das mesmas, além de serem trabalhadas fichas com operações que envolvam cálculos fracionários. Assim poderá ser verificado o entendimento do conteúdo trabalhado.
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