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Quanto vale cada fração?

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Regina Loureiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de perceber que existem frações representadas por símbolos diferentes (algarismos) mas que representam a mesma quantidade. Estará assim vivenciando o conceito de equivalência de frações.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divisores de um número.

Conceito de fração.

Estratégias e recursos da aula

Serão entregues quatro fichas retangulares para cada aluno da turma(os alunos estarão organizados em um grande círculo).
As fichas deverão ser organizadas da seguinte maneira: 1 ficará inteira, a segunda deverá ser dobrada em três partes iguais, a terceira deverá ser dobrada em 6 partes iguais e a quarta deverá ser dobrada em nove partes iguais.
Em cada tira deverá ser indicada a fração referente a cada parte em que o inteiro foi devidamente dobrado.

INTEIRO

A etapa seguinte consiste em trabalhar com a percepção da turma. Para isso a professora fará as seguintes relações:

►Quem vale mais, 1/3 ou 2/6 ?
►3/3 ou 6/6 ?
►1/3 ou 3/9 ?

Os alunos deverão responder, observando atentamente os gráficos construídos que deverão estar alinhados, um abaixo do outro, para facilitar a compreensão das relações e concluir que as frações são representadas por símbolos diferentes, mas representam uma mesma quantidade. Constatando assim a relação de equivalência entre elas. O professor, então, deverá pedir que a turma se divida em grupos e utilize o fracionário para descobrir outras frações equivalentes ( 1/2 , 2/4, 3/6, 4/8,...).  

Recursos Complementares

Poderá ser organizado o jogo dos equivalentes: o professor entrega uma fração numérica para cada aluno colocar no peito. Dado um sinal, os alunos devem se juntar conforme a equivalência das frações.

Ex: 1/5 deve se juntar com 2/10, 3/15 e 10/50

O grupo que conseguir se reunir primeiro ganha o jogo.

O professor deve ter cuidado para não haver aluno que possa ficar em mais de um grupo.

Avaliação

Será dado para cada aluno tiras retangulares de papel colorido, de mesmo tamanho, para que cada aluno crie uma relação de equivalência, diferente das trabalhadas em aula.

O professor poderá avaliar a partir das respostas e da autonomia na resolução de novas relações de equivalência. 

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