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A dança de todos

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá experiênciar o processo de criação coletiva e apresentação de uma coreografia.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os elementos coreográficos e os níveis de altura introduzidos na aula: “Compreendendo os mistérios da dança”. Além disso, o professor deverá pedir previamente que seus alunos se dividam em trios e que cada grupo traga para a aula uma música que goste.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I
Duração: aproximadamente 25 min

Em uma sala com recursos audiovisuais apresentar para os alunos o vídeo:

 http://www.youtube.com/watch?v=7EYAUazLI9k&annotation_id=annotation  

Nele vemos uma apresentação surpresa com aproximadamente 200 bailarinos em uma estação de trem na Bélgica. Todos os passantes ficam maravilhados e, em determinado ponto, não se sabe quem é bailarino e quem simplesmente aderiu à dança. O professor então deve pedir que seus alunos imaginem como poderíamos pensar uma coreografia na escola. Quais espaços poderiam ser utilizados? Um palco fixo e plano, uma escadaria, uma quadra, uma sala de aula, um auditório? São inúmeras as possibilidades de espaços e cada uma com uma intenção diferente. Por exemplo, se o grupo decide que quer uma coreografia interativa, é interessante que a dança aconteça em um lugar onde a diferença entre público e dançarinos esteja diluída, como a cantina, ou um pátio. No entanto se o objetivo for que o público somente aprecie a dança, sem muitas interferências externas, pode ser pensado um auditorio, em que a plateia fique sentada e a acústica seja melhor.

O professor então deverá apresentar rapidamente para os alunos as músicas que cada trio trouxe e pedir que eles observem questões como o ritmo, a melodia, a velocidade, se a música e convidativa, se com ela temos vontade de dançar, ou se é mais calma e passa a idéia de tranquilidade. São infinitas as possibilidades de combinações e de diálogos entre a música, o espaço, os movimentos, o número de bailarinos e etc...

Atividade II
Duração: aproximadamente – 25 min

O professor deverá pedir que seus alunos se dividam em quatro grupos A, B, C, e D. O grupo “A” ficará responsável por criar a coreografia do refrão da música enquanto os outros três deverão criar uma pequena seqüência de movimentos. É importante ressaltar para os alunos que as coreografias devem ser simples para que todos consigam executa-las mas, mesmo com movimentos simples, os recursos coreográficos podem e devem ser explorados juntamente com os níveis espaciais.
Durante todo esse tempo, a música escolhida deve estar tocando repetidamente para que os alunos fiquem bem familiarizados com ela.

Atividade III
Duração: aproximadamente – 30 min

As coreografias B, C e D deverão ser somadas e se constituirão na base da música, sendo repetidas ininterruptamente ate o refrão que terá sua própria coreografia. Passado o refrão, a seqüência volta a ser repetida. Todos devem praticar e procurar decorar essas seqüências construídas.

Atividade IV

Duração: aproximadamente – 20 min

Os alunos agora devem resolver a ordem das entradas, se estarão todos dançando ao mesmo tempo desde o inicio da dança até o final, ou se em cada momento teremos um número diferente de bailarinos em cena. Alem disso, podem ser explorados diferentes desenhos no espaço cênico como meia-luas, círculos, colunas ou qualquer forma que o grupo consiga criar com o número de bailarinos disponíveis.

Avaliação

Avaliação:
Uma forma interessante de avaliação é pedir que alguém grave em vídeo a coreografia, mas que o cinegrafista se concentre somente na dança, mas também na reação das pessoas que são surpreendidas pela performance. Feito isso, os alunos podem se ver, observar de fora a coreografia montada, observar detalhes que não conseguem perceber na hora e avaliar de forma critica a experiência, o que significou para eles e para aqueles que estavam assistindo. O cinegrafista pode completar o registro perguntando para algumas pessoas do publico o que eles acharam da coreografia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • José Ricardo Martins Machado, Colégio Estadual CIEP 351 - Ministro Salgado Filho , Rio de Janeiro - disse:
    profj.ricardo@hotmail.com

    22/10/2012

    Quatro estrelas

    A divisão das atividades para esta aula foi muito boa! Fiz com meus alunos e encontrei dificuldades já previstas, como a resistência de alguns alunos inicialmente, porém, depois tudo se ajustou! Obrigado!


  • juliana xavier, FAFOPST , Pernambuco - disse:
    leticiacarol-27@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    essa atividade é exelente pra trabalhar com alunos do fundamental.


Sem classificação.
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