Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A COBRA ALFABÉTICA

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer / reconhecer as letras do alfabeto.
• Identificar as letras e conhecer a ordem alfabética.
• Organizar as letras de acordo com a ordem alfabética.
• Identificar a letra inicial de seu nome, assim como dos colegas.
• Reconhecer que as palavras são formadas por letras.
• Estabelecer relações entre os diferentes nomes.

Duração das atividades
Uma aula/hora - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O alfabeto, seu próprio nome e também o nome dos colegas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora leva peças soltas, em cada peça tem uma letra do alfabeto.
Então a professora monta junto com os alunos uma cobra, conforme modelo abaixo, seguindo a ordem alfabética.

Segundo momento:
Após montado o alfabeto, a professora distribui as cartelas com seus próprios nomes, cada aluno observa o seu nome e a disposição do alfabeto e coloca a sua cartela em cima da letra inicial de seu nome.
Chama a atenção da turma para observar a tarefa concluída, observando se há algum aspecto a ser destacado no momento.

Terceiro momento:
A professora pede para que umas três crianças recolham as cartelas do alfabeto e pede para redistribuir as cartelas, observando assim os que já identificam com autonomia o nome dos colegas.
Esta atividade inicialmente pode parecer simples, mas é muito rica e explora inúmeras possibilidades de reconhecimento do próprio nome, assim como o dos colegas., principalmente porque a escrita de nomes próprios é uma bom exemplo para trabalhar com modelos de escrita, pois sabemos da importância desta, já que esta se apresenta livre de contexto; e que informa sobre uma ordem lógica dentro do conjunto de letras.
O conhecimento da escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita.
A professora poderá explorar enriquecendo com jogos de FORCA com nomes; jogo da memória (relacionando fotos e nomes) , bingo de nomes e adivinhações, explorando também a quantidade de letra de cada nome. Formação dos nomes dos colegas de grupo com as letras móveis.

Recursos Complementares

Recomenda-se que tenha sempre exposto na sala um alfabeto, pois assim em caso de surgir alguma dúvida as crianças podem consultá-lo.

Avaliação

No decorrer da atividade a professora estará observando o tempo todo os que já sabem nomear a seqüência alfabética.
Se reconhecem a forma e o valor sonoro convencional das letras; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional e a realidade convencional da escrita,
Avaliar se os alunos já conseguem identificar a letra inicial do seu nome, assim como a dos colegas da sala de aula.
Verificar se eles já conseguem identificar, em fichas ou cartões o próprio nome, assim como o dos colegas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.