29/10/2009
Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Conhecer / reconhecer as letras do alfabeto.
• Identificar as letras e conhecer a ordem alfabética.
• Organizar as letras de acordo com a ordem alfabética.
• Identificar a letra inicial de seu nome, assim como dos colegas.
• Reconhecer que as palavras são formadas por letras.
• Estabelecer relações entre os diferentes nomes.
O alfabeto, seu próprio nome e também o nome dos colegas.
Primeiro momento:
A professora leva peças soltas, em cada peça tem uma letra do alfabeto.
Então a professora monta junto com os alunos uma cobra, conforme modelo abaixo, seguindo a ordem alfabética.
Segundo momento:
Após montado o alfabeto, a professora distribui as cartelas com seus próprios nomes, cada aluno observa o seu nome e a disposição do alfabeto e coloca a sua cartela em cima da letra inicial de seu nome.
Chama a atenção da turma para observar a tarefa concluída, observando se há algum aspecto a ser destacado no momento.
Terceiro momento:
A professora pede para que umas três crianças recolham as cartelas do alfabeto e pede para redistribuir as cartelas, observando assim os que já identificam com autonomia o nome dos colegas.
Esta atividade inicialmente pode parecer simples, mas é muito rica e explora inúmeras possibilidades de reconhecimento do próprio nome, assim como o dos colegas., principalmente porque a escrita de nomes próprios é uma bom exemplo para trabalhar com modelos de escrita, pois sabemos da importância desta, já que esta se apresenta livre de contexto; e que informa sobre uma ordem lógica dentro do conjunto de letras.
O conhecimento da escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita.
A professora poderá explorar enriquecendo com jogos de FORCA com nomes; jogo da memória (relacionando fotos e nomes) , bingo de nomes e adivinhações, explorando também a quantidade de letra de cada nome. Formação dos nomes dos colegas de grupo com as letras móveis.
Recomenda-se que tenha sempre exposto na sala um alfabeto, pois assim em caso de surgir alguma dúvida as crianças podem consultá-lo.
No decorrer da atividade a professora estará observando o tempo todo os que já sabem nomear a seqüência alfabética.
Se reconhecem a forma e o valor sonoro convencional das letras; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional e a realidade convencional da escrita,
Avaliar se os alunos já conseguem identificar a letra inicial do seu nome, assim como a dos colegas da sala de aula.
Verificar se eles já conseguem identificar, em fichas ou cartões o próprio nome, assim como o dos colegas.
Quatro estrelas 2 classificações
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13/03/2012
Cinco estrelasAdorei e acredito que meus alunos também.Parabéns.
20/10/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa proposta, pois trabalho com crianças com Deficiência e acredito que será possivel aplicar essa aula, com o intuito que os estudantes compreendam a construção de seu nome e o sentido da escrita.