Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ABC dos animais

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar o repertório de nomes de animais
• Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita desses nomes
• Estabelecer relações e categorias.

Duração das atividades
Uma aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento da escrita de nomes de animais.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente a professora conversará com a classe sobre a construção de uma lista com os nomes dos animais. Neste primeiro momento as crianças falam os nomes dos animais que lembram e a professora escreve no quadro sem estabelecer nenhum critério.
Em um segundo momento pedir para sentarem em dupla e escreverem em uma folha de papel seis nomes de animais que estão no quadro.
Esta atividade será um ditado-cochicho, onde com uma brincadeira tipo par ou impar, ou tesoura e papel escolhe-se quem será que vai escrever os nomes e quem ditara o nome dos seis animais escolhidos.
Depois a professora pedirá para a dupla verificar se as palavras escritas estão corretas, utilizando como apoio os nomes registrados no quadro de giz.
Em um terceiro momento a professora poderá contabilizar os animais mais votados, pela turma.
Para finalizar esta atividade a professora distribui uma folha com a letra inicial do animal e cada criança construirá o seu ABC dos animais.

Recursos Complementares

TITULO DO LIVRO: ABC DO ZOO
AUTOR: LUISE WEISS E PEDRO MAIA
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS

TITULO DO LIVRO: 100 ANIMAIS BRASILEIROS
AUTOR: LUIS ROBERTO DE SOUZA
EDITORA: MODERNA

TITULO DO LIVRO: NOVOS BRASILEIRINHOS
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COSAC & NAIF

Avaliação

Verificar a ampliação do repertorio das palavras conhecidas
Observar a criação das hipóteses levantadas frente a construção da escrita feita pelos alunos e registrada pela professora no quadro de giz.
Verificar se os alunos conseguem escrever as palavras que estão no quadro
Observar como as duplas se organizaram a fim de realizarem esta tarefa - quem foi escolhido para escrever e quem ditou os nomes.
Observar os critérios estabelecidos para a verificação das palavras registradas no quadro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.